RIO – A Comerc anunciou nesta terça-feira (2/1) que fechou uma parceria com o Itaú para atuar no mercado livre de energia. As empresas pretendem explorar a abertura iniciada este ano para captar clientes do banco que estão hoje no mercado cativo e podem migrar para o livre.
O objetivo da parceria é a “oferta e distribuição de serviços de migração do mercado cativo para o mercado livre de energia, comercialização e fornecimento de energia elétrica na modalidade varejista aos clientes Itaú e demais consumidores conectados, inicialmente, em média ou alta tensão, tendo em vista o contexto regulatório de abertura do mercado livre de energia”, informou em comunicado.
A expectativa é que mais de 70 mil consumidores migrem para o mercado livre a partir da mudança das regras que começou a valer nesta segunda-feira (1/1). Ao todo, mais de 200 mil estão aptos a fazer a mudança.
De acordo com a Comerc, a parceria com o Itaú será desenvolvida em até três etapas. Inicialmente, uma parceria comercial, depois uma associação em formato de profit sharing (participação nos lucros) e, posteriormente ou alternativamente, uma joint venture.
A evolução vai depender da implementação de determinadas condições precedentes usuais para esse tipo de negócio, incluindo a respectiva aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e Banco Central do Brasil (Bacen).