bp licencia até três poços no pré-sal da Bacia de Santos

Empresa prevê para o projeto um poço firme e outros dependendo do resultado do primeiro

Petroleira bp licencia até três poços no bloco de Pau-Brasil, no pré-sal da Bacia de Santos. Na imagem: Mapa com a localização de blocos de petróleo e gás da bp no pré-sal (Fonte: Divulgação)
Mapa com a localização de blocos de petróleo e gás da bp no pré-sal (Fonte: Divulgação)

A bp iniciou o licenciamento ambiental no Ibama de até três poços exploratórios na área do bloco Pau-Brasil, no pré-sal da Bacia de Santos, onde a empresa arrematou a operação no 5o leilão de partilha do pré-sal, realizada em setembro. A empresa está prevendo para o projeto um poço firme e outros dependendo do resultado do primeiro.

A meta da bp é começar a perfurar o primeiro poço em agosto de 2020. O cronograma dos demais poços será definido a partir do resultado do primeiro. A localização exata dos três poços será definida após avaliação de dados sísmicos 3D na área. Um teste de formação pode ser realizado em um dos poço, caso seja encontrado algum indício de petróleo e/ou gás natural.

As bases logísticas para suporte à atividade ainda não estão definidas, sendo mais provável para a base marítima uma unidade portuária entre as já existentes no município de Niterói, a cerca de 315 km de distância do bloco, para a estocagem e o abastecimento de água, de diesel, de fluidos de perfuração e de suprimentos, equipamentos e insumos à atividade, além da limpeza de tubos e do armazenamento temporário dos resíduos a serem gerados.

A bp assinou na última segunda-feira, junto com Petrobras, Shell e ExxonMobil, os contratos de partilha da produção das áreas arrematadas na 4a e 5a rodadas do pré-sal. A empresa segue os passos das demais e está antecipando o licenciamento ambiental das áreas offshore arrematadas nos leilões realizados em 2017 e 2018.

Na última segunda-feira, no mesmo dia que assinou o contrato de partilha da produção, a Shell A Shell iniciou no Ibama licenciamento ambiental do bloco de Saturno, área arrematada no 5oleilão do pré-sal. A empresa pretende perfurar até cinco poços, sendo o primeiro a partir de janeiro de 2020. Os demais, contingentes ao primeiro, podem ser perfurados durante 2020 e 2021.