Data center

BNDES aprova R$ 233 mi para expansão de data center no Ceará

Data center deve alcançar alcançar 20 MW de capacidade de TI instalada até dezembro de 2029; empreendimento tem 3 MW atualmente

Data Center de nuvem da IBM (Foto Divulgação)
Data Center de nuvem da IBM (Foto Divulgação)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 233,46 milhões para a expansão do data center Mega Lobster, da Tec.to Data Centers, do grupo V.tal. O projeto está localizado em Fortaleza (CE).

O data center já está em operação desde outubro do ano passado, com 3 megawatts (MW) de capacidade de TI instalada.

A expansão ocorrerá em etapas, seguindo a  demanda dos clientes, com previsão de alcançar 20 MW até dezembro de 2029

A operação, com recursos do programa BNDES Fust e da linha Investimentos em Data Centers do BNDES Finem, corresponde a cerca de 40% do total estimado a ser investido.

Este é o primeiro data center no país a receber recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).

“Além de contribuir para a universalização dos serviços de conectividade, levando a internet de alta velocidade a escolas, comunidades e áreas rurais, projetos como este ajudam a impulsionar a transformação digital e a competitividade da indústria brasileira”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, em nota.

Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, esse tipo de investimento amplia a capacidade de processamento e armazenamento de dados no país e reforça o papel do Brasil como um dos principais polos de infraestrutura digital da América Latina.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias