Empresas

Auren Energia compra Esfera Comercializadora

Empresa gerencia cerca de 1.600 contratos de compra e venda de energia elétrica no mercado livre de energia

Auren Energia compra Esfera Comercializadora de Energia, que gerencia cerca de 1.600 contratos de compra e venda de energia elétrica no mercado livre. Na imagem: Operação da Auren Energia (Foto: Divulgação)
Operação da Auren Energia (Foto: Divulgação)

A Auren Energia anunciou, nesta terça-feira (4/6), a aquisição de todas as ações da Esfera Comercializadora de Energia Ltda. e da Esfera Energia Consultoria e Gestão de Energia Ltda.

Fundada em 2015, a Esfera Energia atende 570 grupos empresariais e gerencia cerca de 1.600 contratos de compra e venda de energia elétrica no mercado livre de energia. Em 2023, a empresa faturou R$ 324 milhões.

“Com a implementação desta aquisição, a Auren avançará na consolidação de uma plataforma de comercialização ainda mais robusta, completa e capacitada, com atuação na gestão de energia para clientes de médio e grande portes, bem como no varejo, aprimorando sua expertise em garantir aos seus clientes uma experiência eficiente nas etapas de pós-vendas”, informou a companhia.

A Esfera Gestora preservará sua independência, autonomia, estrutura e gestão próprias.

Outras aquisições

A Esfera Energia é mais uma na lista de fusões e aquisições feitas pela Auren nos últimos anos. A maior e mais recente delas é a combinação com os ativos da AES Brasil, que formará uma empresa com 39 ativos, com portfólio de 8,8 GW de geração de energia totalmente renovável.

Na área de comercialização de energia, a Auren adquiriu nos últimos anos a Flora Energia Renovável S.A., a Way2 Serviços de Tecnologia S.A. e a Aquarela Inovação Tecnológica do Brasil S.A. Em 2023, a Auren também constituiu uma joint-venture com a Vivo para comercialização varejista de energia.

A conclusão da operação está sujeita a aprovações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A expectativa da Auren é que a operação seja concluída ao longo do segundo semestre de 2024.