RIO – A Auren Energia anunciou, nesta quarta-feira (24/1), o início da operação da usina solar fotovoltaica Sol de Jaíba, em Minas Gerais. Estão em funcionamento os dois primeiros módulos, com capacidade de 100,6 MWp.
Quando estiver completa, a usina vai ter 629,9 MWp de capacidade instalada, o que a colocaria hoje como a sexta maior fotovoltaica do Brasil. O investimento total é estimado em R$ 2 bilhões.
Sol de Jaíba terá 154,2 MWm de garantia física que será, em parte, consumida pela Citrosuco. Uma das maiores produtoras e exportadoras de suco de laranja do mundo, a empresa comprou 80 MW da usina no início deste mês por R$ 44 milhões.
Essa é a segunda usina solar da Auren, que tem a Sol de Piauí (48 MW) em operação, o primeiro projeto híbrido em larga escala do país, construído junto ao Parque Eólico Ventos do Piauí I.
A companhia está construindo ainda a Hélios, com capacidade de 1.210 MW, no Piauí e em Pernambuco.
Além das usinas solares, a Auren tem hoje 2 GW de capacidade hidrelétrica em operação, incluindo a UHE Machadinho (1.140 MW), em Santa Catarina. E outros 982 MW de eólicas em funcionamento.