Mudança na governança da Eletrobras

Acionistas da Eletrobras elegem 5 membros para CA e sexta cadeira entra em disputa

Assembleia define composição do Conselho. Juca Abdalla, Marcelo Gasparino (minoritários) e Afonso Santos (administração) brigam por última vaga

Detalhe da fachada com logo da Eletrobras (Foto Fernando Frazão/Agência Brasil)
Fachada da sede da Eletrobras (Foto Fernando Frazão/Agência Brasil)

Os acionistas da Eletrobras elegeram nesta terça-feira (29/4) cinco membros para o Conselho de Administração da empresa, todos indicados pela administração, com a sexta cadeira do órgão entrando em disputa entre os indicados dos acionistas minoritários e um indicado pela administração.

Vão brigar por uma vaga no Conselho, em votação que está sendo realizada no momento, na Assembleia Geral Ordinária (AGO), Daniel Alves Ferreira, indicado pela administração; e Marcelo Gasparino, Juca Abdalla e Afonso Santos, indicados por acionistas.

Foram eleitos Vicente Falconi, Ana Matte, Felipe Dias, Marisete Pereira e Carlos Márcio Ferreira.

Mais cedo, a AGO da Eletrobras aprovou a dispensa para que Juca Abdalla, um dos maiores acionistas individuais da empresa, possa continuar como conselheiro da Petrobras, se for eleito também conselheiro da Eletrobras nesta terça-feira (29).

Em fevereiro, o candidato ao Conselho da Eletrobras Marcelo Gasparino renunciou ao cargo de conselheiro da Petrobras, alegando que, com a mudança do estatuto da Eletrobras, haveria conflito de interesse se permanecesse nos dois órgãos. Gasparino era do conselho fiscal da Petrobras desde 2019, e membro do Conselho de Administração desde 2021. Seu mandato iria até 2026 na petroleira.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias