Combustíveis e Bioenergia

Acelen e Bunker One formam parceria para abastecimento de navios no Porto de Itaqui

A partir deste mês, cargueiros e petroleiros poderão abastecer na região de fundeio, sem necessidade de ancorar no porto

Bunker One e Acelen (do fundo Mubadala), que opera Mataripe (BA), formam parceria para abastecimento de navios no Porto de Itaqui (MA). Na imagem: Navio cargueiro atracado no porto de Itaqui, no Maranhão (Foto: Divulgação)
Porto de Itaqui, no Maranhão (Foto: Divulgação)

RIO — A Bunker One, comercializadora global de combustíveis marítimos, e a Acelen, empresa do fundo Mubadala que opera a Refinaria Mataripe (BA), anunciaram nesta segunda (25/9) uma parceria estratégica para um novo tipo de serviço de abastecimento de bunker no Porto de Itaqui, no Maranhão.

A partir deste mês, um navio-tanque passará a abastecer grandes cargueiros e petroleiros na região de fundeio do porto – ou seja, sem necessidade de ancoragem interna.

Esse tipo de serviço promete reduzir o tempo de permanência da embarcação no porto e os custos com taxas portuárias, já que os navios são abastecidos enquanto aguardam a entrada na área interna para operar. Isso contribui, segundo as empresas, para otimizar as operações de carga e descarga nos terminais.

A operação será realizada pela Nova Offshore, subsidiária da Bunker One.

Acelen e Bunker One informaram que será possível atender até dois navios por dia.

A Bunker One estima que a parceria contribuirá para um crescimento de cerca de 30% nas operações da companhia no Brasil.

“E não se trata apenas de mais uma linha de atuação ou área geográfica coberta, mas o início de uma promissora aliança, que tem o potencial de oferecer novas soluções para a indústria de shipping na América Latina”, afirmou o CEO da Bunker One Brasil, Flavio Ribeiro, em nota à imprensa.

A empresa acredita que o serviço também possa atrair embarcações de longo curso e cabotagem pelo chamado Bunker Only Call – quando o navio se direciona a uma localidade apenas para abastecer.

O vice-presidente Comercial, Trading e Shipping da Acelen, Cristiano da Costa, destacou, em nota, que a parceria comercial reforça a posição do Brasil como hub de abastecimento de combustíveis marítimos. 

A parceria aposta na posição estratégica de Itaqui. O porto é um importante centro de exportações de matérias-primas, como ferro e soja, e também de distribuição de combustíveis no mercado interno.