Biocombustíveis

Emirates inicia uso de SAF em voos partindo de Amsterdã

Neste fornecerá mais de 7,5 milhões de litros de combustível sustentável de aviação em 2024

Emirates inicia uso de SAF em voos partindo de Amsterdã. Na imagem: Trabalhador inspeciona abastecimento de aeronave da Emirates movida a SAF (Foto: Divulgação)
Emirates utiliza SAF em voos do aeroporto Schiphol de Amsterdã (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA — A Emirates anunciou na quarta (27/3) que iniciou o uso de combustível sustentável de aviação (SAF, na siga em inglês) neste mês de março no aeroporto Schiphol de Amsterdã. A Neste fornecerá mais de 2 milhões de galões (7,5 milhões de litros) do produto renovável misturado ao sistema de abastecimento do aeroporto Schiphol ao longo de 2024.

A parceria da Emirates com a Neste, anunciada no fim do ano passado, representa um dos maiores volumes de SAF que a companhia aérea adquiriu até agora.

Depois de fornecido ao sistema de abastecimento do aeroporto Schiphol de Amsterdã, o SAF misturado será composto por mais de 700.000 galões de SAF puro. A companhia aérea também trabalha com a Neste para fornecer SAF aos sistemas de abastecimento do aeroporto Changi de Cingapura nos próximos meses.

Produzido a partir de fontes renováveis e resíduos, o combustível sustentável reduz as emissões de carbono do ciclo de vida em até 80% em comparação com o querosene fóssil.

A Emirates decolou abastecida com uma mistura de SAF pela primeira vez em 2017, em um voo que partiu de Chicago (EUA). Atualmente, a companhia aérea opera voos de Paris, Lyon e Oslo com SAF.

Em outubro do ano passado, a companhia aérea também incorporou a mistura no aeroporto de Dubai. E no início deste ano, aderiu à iniciativa Solent Cluster no Reino Unido, focada em investimentos de baixa emissão de carbono com potencial para criar uma fábrica de combustível sustentável com capacidade de produzir até 200 mil toneladas por ano, se entrar em operação até 2032.