Biocombustíveis

Emirates decola do aeroporto de Dubai com 40% de SAF

Shell Aviation forneceu 1,2 milhão de litros do blend de 40% de SAF puro e 60% de combustível convencional Jet A-1

Emirates realiza primeiros voos com SAF a partir de Dubai. Na imagem: Trabalhador em caminhão tanque da Shell Aviation abastece com 40% de SAF aeronave da Emirates em seu hub em Dubai (Foto: Divulgação)
Primeiros voos da Emirates operados com SAF da Shell Aviation decolaram do aeroporto internacional de Dubai (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA – Os primeiros voos da Emirates operados com combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) da Shell Aviation decolaram do aeroporto internacional de Dubai (DXB), nos Emirados Árabes Unidos, com destino a Sydney (Austrália), no dia 24 de outubro.

A Shell forneceu 315 mil galões (1,2 milhão de litros) do blend de 40% de SAF puro e 60% de combustível convencional Jet A-1 para abastecer os voos que partem do hub da companhia aérea em Dubai, cidade que sediará a COP28 no final de novembro.

De acordo com as empresas, as características químicas desta mistura são idênticas às do combustível convencional de petróleo (drop-in), o que permite a integração à infraestrutura de abastecimento atual do aeroporto, assim como a utilização nos motores de toda a frota da Emirates, sem necessidade de modificações.

Na sua forma pura, o SAF reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 80% ao longo do seu ciclo de vida, quando comparado ao combustível de aviação convencional.

Sustentabilidade rastreada

A Emirates monitora a entrega, o uso e os benefícios ambientais do SAF por meio da plataforma Avelia, a solução sobre SAF alimentada por blockchain da Shell Aviation.

No início deste ano, as empresas assinaram um pré-acordo para explorar áreas de colaboração e promover viagens sustentáveis e experiências de viagem baseadas na tecnologia.

Juntas, a Emirates e a Shell vão analisar mecanismos para reduzir as emissões de viagens e atender aos requisitos de viagens de negócios da Shell.

Além disso, a companhia aérea está usando a plataforma Avelia para permitir o acompanhamento transparente dos benefícios ambientais do SAF para os seus clientes.

Também vão explorar formas de melhorar a experiência de viagem oferecendo produtos personalizados relevantes para os atuais viajantes corporativos usando novas tecnologias, incluindo o padrão New Distribution Capabilities (NDC).