BRASÍLIA – A Emirates anunciou nesta quarta (18/10) a ampliação do seu acordo com a Neste para o fornecimento de mais de 3 milhões de galões (11 milhões de litros) de combustível sustentável da aviação (SAF, em inglês) em 2024 e 2025.
O produto renovável será adicionado ao querosene convencional que abastecerá os voos da Emirates partindo dos aeroportos de Schiphol em Amsterdã (Holanda) e Changi em Singapura.
Com a expansão do contrato, este será o maior volume de SAF adquirido por uma companhia aérea baseada no Oriente Médio e na África até o momento. O volume adquirido equivale a uma proporção de mistura de mais de 30% de SAF puro combinado com combustível Jet A-1 convencional.
Antes do final deste ano, a companhia aérea também vai usar o SAF pela primeira vez em voos a partir de seu hub em Dubai.
O SAF reduz as emissões de carbono das viagens aéreas em até 80% durante o ciclo de vida do combustível quando comparado ao uso de combustível convencional da aviação.
Para Tim Clark, presidente da Emirates Airline, a demanda robusta e contínua das companhias aéreas pelo SAF deve incentivar a expansão do combustível sustentável e outras tecnologias de propulsão limpa.
No início deste ano, a Emirates, em parceria com a Neste e stakeholders, concluiu o primeiro voo de demonstração 100% abastecido com SAF na região, utilizando uma aeronave Boeing 777-300ER.