Os Emirados Árabes Unidos mostraram interesse em investir para aumentar a oferta, transporte e distribuição de gás natural no Brasil, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Ele se reuniu nesta terça-feira (8) com a comitiva do país árabe durante a Cúpula da Amazônia, em Belém, no Pará.
“Foi uma reunião muito produtiva. Os representantes dos Emirados Árabes Unidos mostraram muito interesse em investir no aumento da oferta de gás natural e no transporte e distribuição do gás. Eles entendem que ajudar o desenvolvimento da indústria de gás natural no Brasil é um insumo estratégico e tem um papel muito relevante na transição energética dada a baixa pegada de carbono”, disse Silveira.
Hidrogênio e fertilizantes
Na reunião também foram tratadas ações de transição energética, da importância da COP que vai ser realizada no Brasil e o papel do setor de óleo e gás como parte da solução de iniciativas para descarbonização. Foram destacadas, ainda, as parcerias necessárias para a implantação de energia renovável, inclusive de geração de hidrogênio de baixo carbono e fertilizantes.
“É a segunda vez que recebemos representantes dos Emirados Árabes Unidos. Para o Brasil, é muito importante desenvolver o setor de óleo e gás natural conjugado com a indústria de fertilizantes, dado o potencial brasileiro, podendo assim expandir a produção de alimentos para nosso país e para o mundo. Continuaremos trabalhando na atração de investimentos, passando confiança aos investidores, que têm ampliado as possibilidades, como agora já estão falando do gás natural”, afirmou.
Em junho, foi firmado um memorando de entendimento para cooperação no campo de energia renovável entre os Emirados Árabes Unidos e o Brasil. O memorando segue a parceria estratégica firmada entre os dois países em 2019.