Empresas

Edge assina com SCGás seu primeiro contrato de gás fora de São Paulo

Além de fornecer para distribuidoras, a comercializadora do grupo Cosan possui 500 mil m3/dia contratados no mercado livre

Comercializadora Edge, do grupo Cosan, assina com distribuidora catarinense SCGás seu primeiro contrato de gás fora de São Paulo. Na imagem: Terminal de Regaseificação de São Paulo, da Edge (Foto: Divulgação)
Terminal de Regaseificação de São Paulo, da Edge (Foto: Divulgação)

RIO – A Edge assinou dois contratos de curto prazo com a SCGás, para fornecimento de gás natural em julho. É o primeiro acordo de suprimento celebrado pela comercializadora de gás do grupo Cosan fora de São Paulo.

Além de vender gás para a SCGás e Comgás, no mercado cativo, a companhia também tem cinco contratos assinados com indústrias paulistas no mercado livre e que totalizam mais de 500 mil m3/dia.

Ao todo, a empresa fornecerá 2 milhões de m3 à distribuidora de gás canalizado de Santa Catarina. A concessionária catarinense vem recorrendo nos últimos meses a contratos de curto prazo – além da Edge, celebrou acordos do tipo com a MGás e Shell.

“Esses contratos com a SCGás são bastante relevantes para a Edge, pois marcam nossas primeiras vendas no Sul do Brasil, o que reforça os planos de expansão para as demais regiões do país”, afirmou o CEO da Edge, Demétrio Magalhães, em nota.

Edge se aproxima da indústria ceramista

A SCGás é a sétima cliente da Edge. A comercializadora também tem contrato com a Comgás, controlada pela Compass, do mesmo grupo, no mercado cativo, e com cinco indústrias do setor ceramista: a Delta Porcelanato, Cecafi, Lef, Cedasa e Incopisos.

A Delta foi a primeira a migrar para o mercado livre, com entrega de 140 mil m³/dia desde o início de julho.

Em paralelo à captação de seus primeiros consumidores, a Edge trabalha na diversificação de suas fontes de suprimento, para além do Terminal de Regaseificação de São Paulo (TRSP), e tem recorrido à importação de gás da Bolívia e à compra de gás do pré-sal. 

A empresa já assinou contratos para aquisição de gás de empresas como Shell, MGás e a MTGás, a distribuidora do Mato Grosso.