O ECB Group, maior produtor de biodiesel do Brasil, anunciou nesta quinta (14) a assinatura de contrato com a britânica bp para o fornecimento de mais de um bilhão de litros de biocombustíveis avançados, que serão produzidos a partir de 2024, na Omega Green, que será construída no Paraguai.
Com investimentos de mais de US$ 800 milhões, a estimativa é que a biorrefinaria, quando pronta, possa produzir 20 mil barris por dia de diesel verde (HVO), bioquerosene de aviação (SPK), e nafta verde, usada na indústria química para fabricação de plástico verde.
“Estamos orgulhosos deste acordo com uma organização como a bp, que é tão importante no setor de energia e que pretende ser uma empresa neutra em carbono até 2050 ou antes e ajudar o mundo a chegar a mesma meta”, disse Erasmo Carlos Battistella, CEO do ECB Group em comunicado divulgado pela empresa.
Carol Howle, vice-presidente executiva de Trading & Shipping da bp, acredita que o negócio pode beneficiar o desenvolvimento regional na América do Sul.
“Este negócio com um grande produtor brasileiro é uma compra significativa de biocombustíveis avançados pela bp na América do Sul e fornece uma base importante para o crescimento na região”, afirmou Howle.
O acordo é parte da estratégia da empresa britânica para oferecer combustível de baixo carbono aos clientes nos setores de transporte rodoviário e aviação e neutralizar 415 milhões de toneladas equivalentes de CO2 (tCO2e), relativas às operações da companhia e à produção de petróleo e gás da bp.
Em julho do ano passado, conversamos ao vivo com Erasmo Battistella, presidente do ECB Group, sobre os projetos na área de biocombustíveis no Brasil e no Paraguai e HVO, nova fronteira tecnológica do mercado de biodiesel.
[sc name=”youtube” id=”CdUvhQSdhnQ” ]
[sc name=”news-transicao” ]