A Petrobras anunciou nesta terça-feira que iniciou a fase vinculante da venda dos campos de Piranema e Piranema Sul, em águas profundas da Bacia de Sergipe. Os campos estão próximos dos campos de Caioba, Camorim, Dourado, Guaricema e Tatu, também em fase vinculante de desinvetimentos, estes – contudo – em águas rasas sergipanas.
Para participar da venda o potencial comprador precisa estar qualificado pela Agência Nacional do Petróleo como operador A e possuir patrimônio líquido superior a R$ 152 milhões. O campo de Piranema, descoberto em 2001, está em ultra-profundas (lâmina d’água variando entre 200 e 2.000 m) de Sergipe, distando até 37 km da linha de costa. Iniciou a produção em outubro de 2007.Produz a partir do FPSO Piranema, que é a única unidade de produção cilindrica do mundo. O campo de Piranema Sul, descoberto no ano de 1987 está a cerca de 30 km da linha de costa, sendo contíguo ao campo de Piranema.
O Plano de Desinvestimentos e Parcerias da empresa conta atualmente com 28 projetos, sendo 105 campos de produção de petróleo estão sendo vendidos, a maior parte em terra.
O que é a fase não vinculante
Nesta etapa do projeto, os interessados habilitados na fase anterior terão acesso a um data room virtual contendo mais informações sobre os projetos, além de instruções sobre os processos de desinvestimentos, incluindo as orientações para elaboração e envio das propostas não vinculantes.
O que é a fase vinculante
Nesta fase do projeto são emitidas as cartas-convite para os interessados habilitados na fase anterior, com as instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo as orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes.