A Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) realizou nesta quinta-feira (5/12) seu Fórum Técnico anual no Hotel Prodigy Santos Dumont, Rio de Janeiro. O evento debateu o futuro do pré-sal com a participação de mais de 300 profissionais da indústria (assista a íntegra acima).
A abertura do Fórum Técnico PPSA 2024 foi realizada pelo Secretário de Petróleo e Gás Natural do Ministério de Minas e Energia (MME), Pietro Mendes, que também participou da Roda de Conversa “O futuro do pré-sal: adaptando-se a um novo cenário”, que contou com Alberto Ferrin, Presidente da ExxonMobil Brasil, Heloísa Borges, Diretora de Estudo de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Huang Yehua, Presidente da CNOOC e Paula Pereira, Country Manager da Galp Brasil. O debate foi moderado por Tabita Loureiro, Presidente interina da PPSA.
Durante o evento foi apresentada a nova edição do estudo anual elaborado pela PPSA “Estimativas de Resultados nos Contratos de Partilha de Produção e de Arrecadação para os cofres públicos no período 2025-2034”, trazendo as perspectivas para produção, arrecadação e investimentos para os próximos dez anos. A empresa também anunciou a data e as estimativas de volumes para o 5º Leilão de Petróleo da União e próximos passos para a realização do Leilão de Gás Natural.
O Fórum também contou com duas sessões técnicas. O painel “Primeiro óleo e ramp-up das plataformas: desafios, lições aprendidas e cases de sucesso” foi moderado pelo Diretor de Administração, Finanças e Comercialização da PPSA, Samir Awad, e contou com a participação de Alan Buchi, Diretor Comercial da TechnipFMC, João Carlos de Araujo, Gerente Geral de Implantação de Projetos de Desenvolvimento da Produção da Petrobras, Luiz Bispo, Superintendente de Segurança Operacional da ANP, Pedro Rabello, Gerente de Operações da Subsea7 e Vinícius Carvalho, Gerente de Operações da Equinor.
O segundo painel debateu “O Potencial remanescente do Polígono do Pré-Sal” e foi mediado por Rudy Ferreira, Superintendente de Exploração da PPSA. Participam do painel Bruna Lyra e Eduardo Leaubon, Geóloga e Geocientista de Exploração da Viridien, Ildeson Prates Bastos, Superintendente de Avaliação Geológica e Econômica da ANP, Jair Rodrigues Soares, Coordenador de Geociências de Exploração da PPSA e Juliana Santos, Geocientista da TGS.
O Fórum será realizado no Hotel Prodigy Santos Dumont a partir das 9h e terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da agência eixos.
Veja abaixo a agenda completa:
9h – 9h30: Abertura – Secretário de Petróleo e Gás Natural do MME, Pietro Mendes
9h30 – 10h10: Apresentação do Estudo “Estimativas de Resultados nos Contratos de Partilha de Produção” – Tabita Loureiro, Presidente Interina da PPSA
Nesse painel apresentaremos os estudos dos resultados dos contratos de partilha nos próximos 10 anos, incluindo as previsões de produção da União atualizadas.
10h30 – 12h: O futuro do pré-sal: adaptando-se a um novo cenário
Nesse painel abordaremos o que esperar dos próximos anos no ambiente do pré-sal e do polígono do pré-sal. Quais serão os desafios, os principais riscos e onde estarão as oportunidades que as empresas e a PPSA devem focar? Qual será o principal papel das políticas públicas para manter a atratividade dentro deste novo cenário? Quais mudanças seriam necessárias? Como a PPSA deveria contribuir?
Moderadora: Tabita Loureiro, Presidente Interina da PPSA
- Paula Pereira da Silva, Country Manager da Galp Brasil
- Huang Yehua, Presidente da CNOOC Brasil
- Alberto Ferrin, Presidente da ExxonMobil Brasil
- Heloísa Borges, Diretora de Estudo de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da EPE
- Pietro Mendes, Secretário de Petróleo e Gás Natural do MME
13h30 – 15h: Primeiro óleo e ramp-up das plataformas: desafios, lições aprendidas e cases de sucesso
Nesse painel discutiremos as lições aprendidas das últimas instalações de FPSOs no pré-sal. Adicionalmente, debateremos os desafios (de supply chain, licenciamento e outros) identificados pelos operadores e fornecedores para o primeiro óleo e ramp-up das próximas unidades, bem como eventuais cases de sucesso de antecipação de first oil e ramp up.
Moderador: Samir Awad, Diretor de Comercialização da PPSA
- Vinícius Carvalho, Gerente de Operações da Equinor
- João Carlos de Araujo, Gerente Geral de Implantação de Projetos de Desenvolvimento da Produção da Petrobras
- Alan Buchi, Diretor Comercial da FMC Technip
- Pedro Rabello, Gerente de Operações da Subsea 7
- Luiz Bispo, Superintendente de Segurança Operacional da ANP
15h – 15h20: Apresentação das “Estimativas de volumes para o 5º Leilão de Petróleo da União e próximos passos para o Leilão de Gás Natural” – Guilherme França, Superintendente de Comercialização da PPSA