Energia que Transforma

Gás representa novo boom econômico para Pilar, diz ex-prefeito

Renato Filho afirma que empresa reativou empregos, gera riqueza local e projeta o município como hub energético de Alagoas

Conteúdo Especial

A chegada da Origem Energia ao município de Pilar (AL) foi o ponto de virada para a economia local, afirmou o ex-prefeito Renato Filho em entrevista ao projeto Energia que Transforma, uma parceria da agência eixos com a Abpip (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás). Ele afirma que a companhia quadruplicou a produção de gás natural na cidade, gerou empregos diretos e colocou Pilar no centro da discussão sobre transição energética no estado.

Produção, empregos e compras locais

Renato relembra que Pilar viveu um primeiro ciclo de crescimento com a instalação da UPGN da Petrobras nos anos 2000, mas que o movimento perdeu força com o avanço do pré-sal. “Isso foi caindo, caindo, até que quando a Origem chegou ao Pilar, a gente olhou no horizonte novas oportunidades”, disse.

Segundo ele, hoje é possível ver o impacto direto no cotidiano da cidade. “De manhã cedinho, eu vou fazer bike e vejo o povo tudo nos pontos já, tudo laranjinha para trabalhar.” Renato destaca ainda que a empresa passou a contratar diretamente profissionais que antes trabalhavam de forma terceirizada, o que garantiu mais segurança e estabilidade no emprego. “É uma empresa sólida que cresce a cada dia.”

Além disso, empresários locais passaram a fornecer diretamente para a Origem. “Eles têm segurança com isso e conseguem empregar mais pessoas. Para o Pilar, enxergamos a Origem como um novo boom econômico para Alagoas”, afirmou.

Renato Filho foi prefeito de Pilar até dezembro de 2024, quando passou a faixa para Fátima Rezende. A entrevista com o político para o Energia que Transforma foi concedida enquanto ainda ocupava o cargo.

Hub energético e transição justa

Renato Filho vê o município como peça central para a transição energética em Alagoas. Ele afirma que, além da produção atual, a Origem planeja projetos como termoelétricas e estocagem de gás. “Tudo isso vai fazer com que o Pilar cresça e vire o hub energético de Alagoas.”

O ex-prefeito destaca ainda o potencial de Pilar para contribuir com o desenvolvimento regional. “Quando ela conseguir levar gás para outros municípios hoje que são subdesenvolvidos economicamente, vai conseguir levar riquezas.”

Ele também ressaltou a preocupação da empresa com o meio ambiente. “A Origem tem um cuidado ambiental, trabalha para mitigar todos os impactos. Isso nos deixa seguros: ter riquezas, mas também ter um meio ambiente sempre preservado.”

Para Renato, a empresa representa não apenas um novo ciclo de crescimento, mas um modelo de desenvolvimento sustentável. “Para nós, a Origem representa o futuro de um Pilar desenvolvido. E de uma Alagoas mais forte.”


Sobre o projeto Energia que Transforma

Energia que Transforma é uma iniciativa da agência eixos, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip), que mostra como a atuação das empresas independentes está transformando a vida nas regiões produtoras do Brasil.

O projeto inclui uma websérie mensal com entrevistas de produtores, reguladores, autoridades locais e representantes da sociedade. Também será realizado um seminário online com as principais lideranças para debater os impactos econômicos e sociais da produção independente no país.

Saiba mais em: eixos.com.br/energia-que-transforma

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias