As atividades Onshore no Brasil deram um salto de competitividade e agregação de valor que podem ser mais bem compreendidas pelos números de agentes e trabalhadores que elas vêm recrutando. Com investimentos estimados de US$ 40 bilhões até 2029, gerarão emprego e capacitação de 315 mil vagas.
Quando o olhar é direcionado para a produção de óleo e gás, segundo dados reunidos pelos representantes institucionais de operadoras com atividades no Brasil, registra-se a participação de 6% na produção nacional de petróleo e gás, o que significa 150 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia em um período onde a produção offshore também registrou crescimento real. No período recente de 2016 a 2022, a produção terrestre confirmou seu potencial e alcançou um crescimento de 30%.
Cumprindo seu propósito de promover um mercado pujante, a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) realizará a 2ª edição do Onshore Week. O objetivo é agregar, para além da produção do óleo e do gás, o olhar sobre a monetização dessa produção e os diversos caminhos para flexibilização de oportunidades de consumo como energia e ou como matéria prima para produtos mais limpos e alinhados à demanda global por descarbonização.
O conhecimento sobre os diferentes ambientes de operação, a construção de novas soluções e a adoção de antigas práticas que agora podem ser aplicadas no Brasil, a visão sobre as infraestruturas necessárias e a participação de fundos de investimentos, além da troca de experiências e a integração com outras fontes de energias, farão parte desse evento que se consolida como um fórum estratégico do mercado de energia no Brasil.
Com o apoio institucional da ANP, da EPE, da ABPIP, do IBP, da ABDIB, da Federação de Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), do Sebrae local, da Prefeitura de Pilar e do governo do Estado de Alagoas, o fórum conta com o patrocínio master da ORIGEM e patrocínios da Algás, Eneva, Petroreconcavo, 3R Petroleum, Seacrest, Vallourec e Perbras.
A Onshore Week 2023 também contará com uma Rodada de Negócios promovida entre os participantes representantes dos demandantes e dos fornecedores criando uma agenda de encontros e troca de experiências.
A construção de ambiente de negócios seguro e competitivo é foco de trabalho da ONIP que segue trabalhando nesses 24 anos de existência pautada pela cooperação entre os agentes do mercado de óleo, de gás, de seus derivados e das energias com organismos governamentais e agências de fomento na busca pelo desenvolvimento da indústria.
Karine Fragoso, diretora geral da organização, afirma que o setor está estimulado pela implantação de tecnologias focadas na extensão da vida útil dos campos, essencial para aumentar a produção, mas também pelo horizonte de novas possibilidades que pesquisadores e tomadores de decisão podem trazer para agregar mais valor às riquezas mapeadas.
Emprego e renda
Segundo dados de mercado, são 7.500 empregos diretos, 37.500 indiretos e 270 mil efeito-renda (investimento ou renda do trabalhador que vai comprar alimentação, saúde, educação, entre outras coisas), incluindo desde a força de trabalho dos campos de produção ao pesquisador de bancada, debruçado em buscar soluções que respondam aos desafios colocados. Em royalties e participações, somente no ano passado, o setor recolheu R$ 1 bilhão em royalties e participações. Os valores beneficiam União, estados e municípios, consequentemente, a população.
“Alagoas é o maior parque da Origem Energia e é a partir de onde queremos criar um grande hub de distribuição de gás para todo o Nordeste brasileiro, além de nos transformamos no grande armazenador de gás natural do país. Hoje produzimos 1 milhão de metros cúbicos de gás por dia e vamos dobrar este volume nos próximos anos. Empregamos mil pessoas no momento e com o aumento da produção dobraremos nosso contingente. Portanto, participar da Onshore Week em Maceió e mostrar o que já fizemos neste curto período de tempo, um ano de Polo Alagoas e seis anos de empresa e o que está por vir, é motivo de orgulho para a Origem Energia. Obrigada à ONIP e a todos os parceiros que estão conosco nesta jornada”, afirmou o CEO da Origem Energia, Luiz Felipe Coutinho.
“A entrada de novos atores e o fortalecimento de antigos, tornam o momento único e especial com empresas que estão contratando e ativando a economia. Durante o evento, vamos compartilhar perspectivas quanto ao papel do Onshore na transição para uma economia de baixo carbono, trazer experiências internacionais para aprimorar o mercado, estimular a qualificação profissional por meio do desenvolvimento de novas competências e habilidades para o setor, entre outros objetivos”, explicou Karine.
O estado de Alagoas foi escolhido para sediar o evento porque atingiu a marca de 81% do uso energético por meio de recursos renováveis. Já estão confirmados 400 participantes por dia e mais de 40 palestras sobre infraestrutura, investimentos, produção, óleo e gás, e transição energética, além de uma Rodada de Negócios com a presença de 10 compradores.
A presença do Governador de Alagoas, Paulo Dantas, está confirmada, assim como André Clark – CEO da Siemens Energy, que fará a Palestra Especial de abertura do Fórum. Luiz Felipe Coutinho – CEO da ORIGEM, e Marcelo Magalhaes – CEO da Petroreconcavo, estarão na Roda de Debates do primeiro dia.
SERVIÇO:
Dia 11 De Abril | Terça-Feira – Sala Jatiúca
09:00-10:00 Abertura
- Karine Fragoso – Onip
- José C. L. De Andrade – Fiea
- Paulo Dantas – Gov. De Alagoas
- Keylle Lima – Sebrae Alagoas
- Luiz Felipe Coutinho – Origem
10:00-10:30 Palestra Principal
André Clark – Siemens Energy | Abdib
10:30-12:00 Painel 1 Onshore No Brasil – Construindo Novos Caminhos.
Moderador – Anabal Santos – Abpip
- Marcelo Magalhães – Petroreconcavo
- Heloísa Borges – Epe
- Luna Viana – Origem
- Tabita Loureiro – Anp
12:00-13:45 Almoço
14:00-15:30 Painel 2 Novas Perspectivas Para A Cadeia Produtiva Do Onshore
Moderador – Antonio Batista – Sebrae
- Daniel Noleto – Cobra | Carmo
- Juan Alves – Seacrest
- Antônio Passos – Webnordeste
- Lucas Argolo – Perbras
15:30-16:00 Coffee Break
16:00-17:30 Painel 3 Integração Onshore – Offshore
Moderador – José Fabio Andrade – Senai Cimatec
- João Negreiros – Shell
- Mauricio Diniz – 3r Petroleum
- Felipe Germini – A|F Consulting Partners
17:30-18:00 Palestra De Encerramento – Acelerando A Transformação Digital No Mercado De O&G Onshore Soluções E Casos De Sucesso.
Alberto Rodrigues – Nokia
Dia 12 De Abril | Quarta-Feira – Sala Jatiúca
09:00-09:30 Palestra Principal – Symone Araújo – Anp
09:30-11:00 Painel 4 O Papel Do Onshore Na Transição Energética
Moderador – Heloisa Borges – Epe
- Marcio Felix – Enp
- Felipe Dias – Visagio
- Augusto Miranda – Equatorial
- Adrianno Lorenzon- Abrace
11:00-12:30 Painel 5 Gás Onshore: Desenvolvendo O Mercado De Gás Atural
Moderador – Daniela Santos – Santos Gamba Adv
- João Victor – Petroreconcavo
- Rachid Felix – 3r Petroleum
- Ovídio Quintana – Tag
- Gabriel Kropsch – Comitê Nacional Gnv
12:30-14:00 Almoço
4:00-15:30 Painel 6 Gás Natural: Flexibilidade X Inflexibilidade
Moderador – Larissa Dantas – 3r
- Sylvie D´apote – Ibp
- Yanna Clara Prade – Eneva
- Myllana Cabral – Firjan
- Marcelo Menezes – Gov. Sergipe
15:30-16:00 Coffee Break
16:00-17:30 Painel 7 Estocagem Subterrânea – Segurança De Suprimento E Acomodação Energética
Moderador – Sylvie D´apote – Ibp
- Nathan Biddle – Origem
- André Lima – Gbs Storage
- José Barreto – Unigel
- Claudio Jorge – Anp =
Dia 12 De Abril | Sala Gunga – Evento Paralelo
14:00 – 18:00 – Rodada De Negócios
Dia 13 De Abril | Quinta-Feira – Sala Jatiúca
09:30-11:00 Painel 8 Alocação De Capital E Investimentos Em Infraestrutura
Moderador – Carlos Padilla – Apex
- Lino Cançado – Eneva
- Marcelo Hallack – Prisma
- Marcos Mesquita – Itausa
- Sandro Marcondes – Santander
11:00-12:30 Painel 9 Segurança Jurídica E Regulatória Para Atratividade De Capital De Longo Prazo
Moderador: Cm Adv – Alexandre Calmon
- Pedro Alem – Ibp
- Marcio Felix – Abpip
- Claudio Jorge De Souza – Anp
- Ivan Monteiro – Eletrobras
- Gustavo Labanca – Tag
- Alexandre – Movimento Alagoas Competitivo
12:30-14:00 Almoço
14:00-15:30 Painel 10 Energia Para Reindustrialização
Moderador: Karine Fragoso – Onip
- Cynthia Silveira – Firjan
- Marcelo Rosado – Fiern
- Gustavo Checcucci – Braskem
- Carlos Arentz – Acelem
15:30-16:00 Investimento Em Infraestrutura Como Motor De Desenvolvimento Nacional
Renan Calheiros Filho – Ministério Dos Transportes
16:00-17:00 Talk Show Encerramento
- Lino Lopes Cançado – Eneva
- Marcelo Magalhães– Petroreconcavo
- Luiz Felipe Coutinho – Origem
- Antonio Junqueira – Citi
Local: Jatiúca Hotel&Resort – Av. Álvaro Otacílio 5500, Maceió
Credenciamento: 8h30 às 9h
Conteúdo de responsabilidade do anunciante