Conteúdo de Marca

Nova marca ROG.e chega para abraçar novas energias

O IBP, maior promotor de eventos de energia do país, faz rebranding da Rio Oil & Gas em um momento de evolução do setor

Nova marca ROG.e é lançada pelo IBP para abraçar novas energias no Brasil. Na imagem: Conferência durante a Rio Oil & Gas 2022, no Boulevard Olímpico, zona portuária do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Conferência durante a Rio Oil & Gas 2022, no Boulevard Olímpico, zona portuária do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), maior organizador de eventos de energia do país, acaba de lançar a nova marca do seu principal evento. A Rio Oil & Gas agora passa a ser ROG.e.

O objetivo é demonstrar o progresso da marca e da essência do evento, que vai englobar novas fontes de energia, e, ao mesmo tempo, manter a tradição e a credibilidade da Rio Oil & Gas.

A ROG.e vai além do rebranding da marca, porque tem a missão de mostrar a evolução do setor, valorizar o passado e pensar o futuro em um evento que é carioca e, ao mesmo tempo, global. É sobre conectar dualidades.

O mundo está em constante mudança e os players do setor já atuam como empresas integradas de energia. A ROG.e vai representar a diversidade das fontes energéticas, ampliando horizontes, com novos conteúdos, palestrantes, eixos temáticos e participação mais ampla do setor, incluindo empresas e associações das áreas de ESG, sustentabilidade, inovação, entre outras”, diz Roberto Ardenghy, presidente do IBP.

Os pilares da ROG.e

A mudança visa ampliar o escopo da marca do evento, abraçando todos os atores em um cenário de transição energética e mais protagonismo para as novas fontes de energia. Todo o trabalho de reposicionamento foi elaborado a partir do conceito “Conectando Energias”, não por acaso, o lema da próxima edição, em 2024.

O verbo faz referência ao propósito de conectar pessoas e somar ideias em prol do futuro do setor. Já a palavra Energias, no plural, representa toda a pluralidade do negócio.

A iconografia que acompanha o nome do evento faz referência à energia que circula, movimenta e envolve. A criação da nova marca foi feita pelo IBP em parceria com a agência VMLY&R Commerce.

Mais do que uma nova identidade visual, o rebranding celebra um marco histórico. Trata-se de demarcar, por meio desta nova expressão identitária, uma nova era que conecta às matrizes energéticas do futuro o poder das fontes de energia, que notabilizaram a Rio Oil & Gas como um dos eventos mais importantes deste ramo no mundo. Além disso, une pessoas, perspectivas e conhecimento. Conecta energias capazes de gerar sinergias. A marca ROG.e é isso: o símbolo tão fundamental da transformação e evolução”, afirma Carlos Silvério, CCO da VMLY&R Commerce.

ROG.e cheia de novidades em 2024

A ROG.e nasce com um legado histórico e o olhar na próxima edição do evento, de 23 a 26 de setembro de 2024, no Rio de Janeiro.

Dentre as novidades previstas para o próximo ano, estão novos eixos temáticos do Congresso – Soluções de Baixo Carbono, Pessoas, Cultura e Sociedade e Financiabilidade da Transição –, participação de grandes nomes internacionais na programação e um comitê organizador e técnico mais diverso e plural, alinhado aos temais mais relevantes e atuais.

A cada edição sempre fazemos uma avaliação do evento e o que podemos fazer ainda melhor na edição seguinte. Os debates sobre transição energética e o futuro da energia vêm ganhando cada vez mais espaço. A nossa marca precisava acompanhar essa evolução”, diz Victor Montenegro, Gerente Executivo de Eventos e Novos Negócios do IBP.

Essa evolução também reafirma o evento como importante alavanca de negócios e impulsionador da revitalização da zona portuária do Rio.

Será uma ocupação ainda maior do que a edição anterior, em 2022. A ROG.e estreará com um espaço ampliado para 55 mil m², ocupando seis pavilhões do Boulevard Olímpico e mais um galpão na região que será reformado.

O evento anterior reuniu 58 mil visitantes e mais de 450 empresas no encontro que foi considerado a maior ocupação do Boulevard desde as Olimpíadas Rio 2016.

Auditório cheio durante conferência na Rio Oil & Gas 2022, no Boulevard Olímpico, zona portuária do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
Conferência durante a Rio Oil & Gas 2022, no Boulevard Olímpico, zona portuária do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Sobre o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP)

Fundado em 1957, o IBP é uma organização privada, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de promover o progresso do setor de energia, com foco no desenvolvimento de uma indústria de petróleo e gás competitiva e sustentável, gerando benefícios amplamente reconhecidos pela sociedade.

Hoje, o IBP reúne mais de 200 empresas associadas e é reconhecida como o principal representante da indústria de petróleo, gás e energia por seu conhecimento técnico e por fomentar o debate das grandes questões do setor.

Organizador dos principais eventos da indústria no Brasil, o IBP também desenvolve a capacitação de profissionais do setor, certificações e publicações técnicas. Saiba mais no site do IBP (www.ibp.org.br).


Conteúdo de responsabilidade do anunciante