Empresas

Conselho aprova novos diretores da Petrobras

Novos diretores vão comandar áreas vitais da companhia e o relacionamento com investidores

Conselho de Administração aprova novos diretores executivos da Petrobras. Na imagem: Fachada do edifício-sede da Petrobras (Edise) iluminada de verde e amarelo, na Avenida Chile, no Rio de Janeiro (Foto: Agência Petrobras)
Fachada do edifício-sede da Petrobras (Edise), na Avenida Chile, no Rio de Janeiro (Foto: Agência Petrobras)

A Petrobras anunciou, nesta sexta (28/6), que o Conselho de Administração elegeu os novos membros para a Diretoria Executiva da empresa. A presidente da estatal, Magda Chambriard, indicou Renata Faria Rodrigues Baruzzi Lopes como diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação; e Sylvia Maria Couto dos Anjos para a diretoria de Exploração e Produção. Serão responsáveis pelo principal negócio da companhia, a produção de óleo e gás.

O novo diretor Financeiro, Fernando Melgarejo, ficará encarregado do relacionamento com investidores e fica no lugar de Carlos Rechelo Neto que havia assumido o cargo de CFO de forma interina, desde a saída de Sérgio Caetano Leite, demitido junto com Jean Paul Prates.

Renata Baruzzi, funcionária de carreira da Petrobras e que até então era gerente da área de gestão integrada da logística, substituirá Carlos Travassos. É formada em Matemática pela Unicamp, com especialização em Gestão Estratégica de Tecnologia pela Coppe/NCE e Administração pelo IBMEC.

Ingressou na Petrobras há 38 anos, atuando inicialmente nas refinarias de Cubatão e Paulínia. A partir de 2001, assumiu assumiu cargos gerenciais, destacando-se na Engenharia, e recentemente, gerenciava a área de Gestão Integrada da Logística.

Sylvia dos Anjos assume o lugar de Joelson Mendes. A executiva é geóloga formada pela UFRJ, com mestrado e PhD pela University of Illinois at Urbana-Champaign. Com mais de 42 anos de experiência na estatal, ocupou diversos cargos gerenciais na área de E&P, incluindo a gerência geral de tecnologias do ativo de Libra, na Bacia de Santos.

Fernando Melgarejo ocupa o cargo de diretor de Participações da Previ, o fundo de previdência do Banco do Brasil, desde 2022, onde foi também o administrador estatutário em 2023. É atualmente conselheiro de administração e integra o comitê de auditoria da Neoenergia, presidente do Conselho de Administração do Grupo Litel e conselheiro curador da Fundação Banco do Brasil.

O executivo possui 37 anos no conglomerado Banco do Brasil, dos quais dedicou cerca de 30 anos à área financeira, onde foi gerente executivo na Diretoria de Finanças e Relações com Investidores do Banco na área de Estruturação e Análise Financeira.

O novo CFO da Petrobras é formado em ciências econômicas pela União Educacional de Brasília (Uneb), pós-graduado em negócios internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com mestrado em economia de empresas na Universidade Católica de Brasília (UCB).

Segundo a companhia, as indicações foram submetidas aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo as análises de conformidade e integridade necessárias ao processo de sucessão.

Renata Baruzzi e Sylvia dos Anjos assumiram os cargos nesta sexta (28). E Fernando Melgarejo tomará posse em 15 de julho, após concluir seu processo de aposentadoria após 37 anos de carreira no Banco do Brasil.

Não foram feitas mudanças na área de downstream, que chegaram a ser especuladas após a demissão de Jean Paul Prates. O diretor de Governança, Mário Spinelli, tem mandato e o cargo possui salvaguardas adicionais, como a necessidade de votos de conselheiros minoritários.

O diretor de Transição Energética, Maurício Tolmasquim, foi mantido no cargo. O executivo é ligado ao PT, partido do presidente Lula.

Por ora, a diretoria de Logística, Comercialização e Mercados, comandada por Claudio Schlosser, também não deve ter alterações, assim como a diretoria de Processos Industriais e Produtos, a cargo de William França.