A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que a COP 26, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, programada originalmente para acontecer em Glasgow, Escócia, em novembro, foi adiada devido à pandemia do coronavírus.
A decisão foi tomada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCC, na sigla em inglês) junto com autoridades do Reino Unido e da Itália. A data de uma nova conferência a ser realizada em 2021 será definida oportunamente, segundo comunicado oficial da ONU.
De acordo com a organização, a pandemia provocada pelo Covid-19 não permite mais a realização de uma conferência “ambiciosa e inclusiva” neste ano. O reagendamento garantirá mais tempo para preparativos.
[sc name=”adrotate” ]
“Continuaremos a trabalhar com todos os envolvidos para aumentar a ambição climática, aumentar a resiliência e reduzir as emissões”, diz o comunicado.
De acordo com a secretária-executiva do UNFCCC, Patricia Espinosa, embora o covid-19 seja a ameaça mais urgente à humanidade no momento, as mudanças climáticas permanecem como maior ameaça que a humanidade enfrenta a longo prazo.
“Em breve as economias vão se recuperar e essa é uma chance para as nações promoverem a inclusão dos mais vulneráveis, moldarem a economia do século 21 de maneira limpa, verde, saudável, justa, segura e mais resiliente”, disse ela em comunicado.
[sc name=”newsletter” ]