Empresas

Compass assina contrato com Copel para assumir controle da Compagas

Distribuidora paranaense será a quarta concessionária de gás a ser controlada pela empresa do grupo Cosan

Compass (da Cosan) assina contrato com Copel para aquisição do controle da Compagas. Na imagem: Operação em citygate (ponto de entrega de gás) da Compagas, distribuidora paranaense de gás natural (Foto: Divulgação)
Operação em citygate (ponto de entrega de gás) da Compagas no Paraná (Foto: Divulgação)

RIO — A Compass assinou nesta quarta-feira (10/7) contrato com a Copel para aquisição de 51% do capital – e o controle – da Compagas, a distribuidora de gás canalizado do Paraná. Com isso, a empresa do grupo Cosan assume o controle de sua quarta concessionária de gás natural.

O valor da transação, sujeito aos ajustes previstos no contrato, é de R$ 906 milhões, a serem pagos pela Compass até 2026, seguindo o cronograma: 40% do montante até o fechamento da operação; 30% até o fim de 2025; e 30% até o fim de 2026.

A conclusão do negócio está condicionada, dentre outros fatores, à aprovação dos órgãos competentes e ao não exercício do direito de preferência dos atuais acionistas da Compagas – no caso, a Mitsui.

A distribuidora é controlada pela Copel (51%) em sociedade com a Mitsui Gás e Energia do Brasil (24,5%) e a Commit Gás (24,5%), joint venture entre a Compass e a japonesa..

A Copel informou que a venda do ativo está alinhada à estratégia da empresa de focar em seu core business e na descarbonização do seu portfólio.

Compagas será 4ª controlada do grupo no setor

Se efetivada a aquisição, a Compagas se torna a quarta distribuidora controlada pela Compass. Hoje, a empresa do grupo Cosan é a controladora direta da Comgás (SP) e Sulgás (RS) – e também controla a Necta (SP), via Commit.

É a principal operadora de concessões de gás natural – em sua maioria empresas de economia mista controladas pelos estados.

Além da Compass, a Naturgy (CEG, CEG Rio e São Paulo Sul) e Energisa (ES Gás) controlam empresas privadas do setor.

A empresa do grupo Cosan é também sócia não-controladora, via Commit, da MSGás (MS), SCGás (SC) e CEG Rio.

E está se desfazendo de suas ações na Norgás – que reúne participações na Sergas (SE), Potigás (RN), Cegás (CE), Copergás (PE) e Algás (AL), em vias de serem adquiridas pela Energisa.

Compass assume concessão de 30 anos

Com a aquisição das ações da Copel na Compagas, a Compass assumirá o controle de concessão renovada até 2054 e com compromissos de investimentos de R$ 505 milhões entre 2024 e 2029 – primeiros anos do novo contrato de concessão da distribuidora de gás canalizado do Paraná.

O novo contrato de concessão da Compagas começa a valer a partir de julho e define metas para o aumento da oferta de gás e biometano e o atendimento de novas regiões para os próximos 30 anos.

Este mês, a Agepar, a agência reguladora estadual, concluiu a revisão tarifária da Compagas – processo que aprovou o plano de investimentos.

O plano de negócios da concessionária foca, sobretudo, na expansão da malha de gasodutos, em especial rumo a Londrina, Maringá e Lapa; na injeção do biometano na rede de gás canalizado; e no desenvolvimento dos corredores sustentáveis.

A rede de distribuição da companhia totaliza 880 km de gasodutos. A concessionária atende a mais de 54 mil clientes em 16 munícipios, com volume distribuído de 821 mil m3/dia.