BRASÍLIA — Um ônibus movido a gás natural veicular (GNV) passou a integrar o transporte coletivo urbano da região metropolitana de Curitiba, no Paraná, na terça (28/2). É parte do projeto de mobilidade sustentável com gás natural da Compagas (Companhia Paranaense de Gás) com o governo estadual e a fabricante Scania.
O veículo movido 100% a GNV cobrirá uma linha do transporte público por 30 dias para análise de indicadores de eficiência, custo operacional comparado com o diesel e redução nas emissões de poluentes.
Diretor-presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP), Gilson Santos afirma que o gás natural pode ter um impacto econômico significativo para os estados e municípios, o que refletiria diretamente no custo para o usuário.
“A ideia de fazer essa experiência com esse ônibus a gás vem ao encontro de buscar novas tecnologias, um custo que seja mais acessível para o gestor, para o Estado e para o usuário que paga tarifa”.
Já no impacto ambiental, a Compagas calcula que o veículo pode emitir até 20% menos CO2 que o convencional a diesel. A redução de óxidos de nitrogênio (NOx) é de quase 90% e de material particulados chega a 85%.
A expansão da tecnologia no estado está no horizonte do governo.
“Com os testes sendo aprovados, queremos ajudar os municípios a ampliar a sua frota movida a gás natural, para que o custo operacional fique mais baixo, já que o diesel no dia a dia acaba sendo caro para o transporte público”, afirmou o governador Ratinho Junior no lançamento.
O ônibus em demonstração fará parte da frota da Viação São José e na linha São José/Guadalupe e percorrerá diariamente um trajeto de mais de 280 km entre São José dos Pinhais e Curitiba.
O modelo fabricado pela Scania que circulará pelas duas cidades é o padron K 280, com 13,2 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros. Essa é a primeira vez que o ônibus é testado em uma linha metropolitana.