Empresas

Comgás recebe propostas de 16 fornecedores de gás natural e biometano

Chamada pública aberta pela distribuidora paulista recebeu, ao todo, 37 propostas de suprimento de diferentes perfis

Distribuidora paulista Comgás (do grupo Cosan) recebe propostas para chamada pública de 16 fornecedores de gás natural e biometano. Na imagem: Trabalhador da Comgás com uniforme azul, com faixas de proteção amarelas fluorescente, e capacete de proteção, coloca protetor auricular (Foto: Divulgação)
Trabalhador em operação da Comgás

RIO – A Comgás recebeu propostas de 16 fornecedores na chamada pública aberta pela empresa para aquisição de gás natural, com foco a partir de 2025.

A distribuidora de gás canalizado de São Paulo busca diferentes perfis de suprimento: quer garantir um contrato de fornecimento firme de longo prazo, mas também mira oportunidades de gás flexível.

A companhia recebeu, ao todo, 37 propostas, sendo 28 delas para suprimento de gás natural e nove para biometano.

Dentre as ofertas para entrega de gás natural, a Comgás recebeu seis propostas para contratos firmes; oito na modalidade 100% flexível; quatro para contratos do tipo call (opção de compra pela compradora); e dez propostas para produtos customizado.

A companhia é a maior compradora de gás do mercado brasileiro, com 13,125 milhões de m3/dia sob contrato em 2024 com a Petrobras, Shell e a Edge.

A distribuidora, aliás, assinou aditivos aos contratos de suprimento com suas três fornecedoras, para adequar a quantidade diária contratada às primeiras migrações de usuários para o mercado livre.

Os termos foram aprovados pela Arsesp, a agência reguladora estadual. O volume reduzido não foi informado.

Este mês, a Edge, da Compass, iniciou a primeira entrega de gás no mercado livre de São Paulo, para a Delta Porcelanato, em Rio Claro.