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Preço do petróleo volta a subir com decisão de Arábia Saudita e Rússia de manter cortes na produção;
Alckmin defende subsídio para desenvolver produção de combustível sustentável de aviação no Brasil;
S&P Global rebaixa nota de crédito da Unigel e acredita em “default geral”;
Governo federal e Ministério Público questionam Enel sobre demora para retomar fornecimento de energia após apagão em SP.
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A cotação do barril abriu a semana em leve alta após confirmação de que a Arábia Saudita vai manter o corte de 1 milhão de barris por dia e a Rússia, uma redução de 300.000 bpd em suas exportações de petróleo e produtos petrolíferos até o final de dezembro.
– O barril do Brent fechou com um aumento de 0,34%, a US$ 85,18. E o WTI em alta de 0,4%, para US$ 80,82.
– O aumento, no entanto, não foi suficiente para compensar a queda de 6% na última semana, que ampliou a perda de 11% em outubro.
Unigel rebaixada. A S&P Global Ratings rebaixou a classificação de crédito da Unigel de “CCC-” para “D”, a menor possível, após a empresa não pagar juros de R$ 23,2 milhões que venceram em 2 de novembro, depois de uma carência de 30 dias.
– “Como as notas seniores e as debêntures constituem a maior parte da dívida da empresa, acreditamos que o default será geral”, afirmaram as analistas Luisa Vilhena e Fabiana Gobbi.
Terminal Gás-Sul sai do papel. A New Fortress Energy chegou a um acordo com a Petrobras para deslocar o FSRU (navio regaseificador) Energos Winter para Santa Catarina e, assim, viabilizar o início das operações do Terminal Gás-Sul, na Baía da Babitonga, a partir de 2024.
– A empresa tem contrato de suprimento com a SCGás, de cinco anos, para entrega de 150 mil m3/dia, e busca novos clientes.
Subsídio para SAF. O combustível sustentável de aviação deve receber incentivos para começar a se desenvolver no Brasil, afirmou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. “Precisa dar um estímulo”, disse ele comparando o SAF com a energia eólica e solar.
– O projeto de lei do Combustível do Futuro, enviado pelo governo federal ao Congresso, que cria o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), com metas de redução das emissões por parte das operadoras aéreas a partir de 2027, por meio do uso de combustíveis sustentáveis.
– E a Virgin Atlantic fará primeiro voo transatlântico usando 100% de SAF; veja quem já testou o combustível
Reino Unido planeja leilões anuais. O plano é implementar um calendário fixo de licenças para exploração de óleo e gás no Mar do Norte. Em resposta às críticas de ambientalistas, governo britânico defende que projetos terão que cumprir metas net zero e visam a reforçar a segurança energética, segundo a BBC.
Apagão em São Paulo. Três dias após a chuva que deixou parte de São Paulo sem energia elétrica, 350 mil residências ainda estavam no escuro, a maior parte na capital, segundo a Enel.
– A demora para restabelecer o fornecimento motivou cobranças do governo federal, que notificou a Enel e cobrou ressarcimento dos consumidores. A concessionária disse que vai avaliar as indenizações caso a caso.
– O Ministério Público de São Paulo avisou que vai investigar uma suposta omissão da empresa, segundo o g1.
– Na política paulista, a oposição ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Alesp aproveitou a falta de energia elétrica em cidades paulistas para elevar as críticas à proposta de privatização da Sabesp.
– Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, defendeu a criação de uma taxa para aterrar a rede de distribuição na cidade.
Eletrobras assume dívida da Santo Antônio Energia. BNDES aprovou a reestruturação das dívidas da Saesa. A controlada indireta da Eletrobras fará o pré-pagamento de uma parcela de R$ 2 bilhões e a holding assumirá R$ 11,5 bilhões – sendo R$ 6,5 bilhões com o banco de fomento e R$ 5 bilhões com os bancos repassadores.
E segura a venda da ISA Cteep. Eletrobras decidiu não estruturar, por ora, a oferta pública secundária da participação que detém na ISA Cteep, por constatar que o volume de ações disponível para ser ofertado no momento estaria aquém do esperado.
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