Biocombustíveis

Tarcísio: SP vai ser primeiro estado a substituir diesel, começando pelo agro

Governador destaca etanol, biometano, biogás, SAF e hidrogênio como vetores estratégicos

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo (Foto Mônica Andrade/Governo do Estado de SP)
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo (Foto Mônica Andrade/Governo do Estado de SP)

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o estado está na dianteira da transição energética e será o primeiro do Brasil a substituir o uso do diesel, começando pelo setor agropecuário.

A declaração foi dada à imprensa após participar da cerimônia de abertura de evento promovido pelo Sistema CNA/Senar, em parceria com o Estadão e o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), em São Paulo.

“São Paulo está na direção certa. Entendeu que a transição energética nasce aqui. A gente tem uma fortaleza que é a cana-de-açúcar“, afirmou Tarcísio, destacando que o estado abriga o desenvolvimento do primeiro trator do mundo movido a etanol.

Segundo ele, a biomassa da cana é uma das principais apostas para um modelo de energia limpa, com múltiplas aplicações.

“São Paulo já socorreu o Brasil na década de 70 com o Proálcool, no momento das crises do petróleo, e vai socorrer de novo. Vai proporcionar, vai fazer com que o Brasil tenha um papel de liderança nessa questão da transição energética”, disse o governador.

Além do etanol, ele destacou o biometano, o biogás, o combustível sustentável de aviação e o hidrogênio como vetores estratégicos.

“É por isso que a descarbonização vai acontecer prioritariamente aqui. E eu digo, sem medo de errar, que São Paulo vai ser o primeiro estado do Brasil a substituir o diesel, começando pelo agro”, garantiu.

Segundo Tarcísio, as lavouras do estado já demonstram essa transição, com caminhões e máquinas agrícolas movidos a etanol e biometano.

“Em muito pouco tempo, as colhedoras de cana todas vão ser movidas a etanol. Então, o agro de São Paulo já está dando esse passo”, afirmou.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias