A Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), iniciou em julho uma parada programada de manutenção, com previsão de duração de cerca de 30 dias e orçamento de R$ 490 milhões, disse a Petrobras em nota.
A interrupção parcial das operações atinge as unidades de Coque de Petróleo (UCP-1) e de Destilação (UN), e envolve aproximadamente 3,6 mil trabalhadores, entre próprios e terceirizados.
As atividades incluem inspeções técnicas e manutenção preventiva e corretiva, segundo a Petrobras, com objetivo de garantir a integridade dos equipamentos e a segurança das operações.
“Além de possibilitar ganhos em eficiência operacional e ambiental, a parada contribui para a implementação de importantes projetos direcionados ao aumento da eficiência energética e redução das emissões de gases de efeito estufa e da pegada de carbono, em linha com o Plano Estratégico da Petrobras”, disse o gerente-geral da refinaria, Fernando Tadeu de Castilho.
Mesmo com parte da produção suspensa, a estatal informou que o fornecimento de combustíveis não será afetado, já que a empresa organizou previamente os estoques e a logística para assegurar a entrega aos mercados atendidos.
A RPBC é responsável por cerca de 11% da produção de derivados da estatal e tem capacidade para processar até 180 mil barris de petróleo por dia, afirma a Petrobras.
A unidade atende principalmente a Grande São Paulo e a Baixada Santista, além de enviar volumes para outras regiões do país.
Segundo a petroleira, entre os produtos fabricados estão gasolina de aviação, gasolina Podium carbono neutro, diesel S10, gás de cozinha e solventes industriais como benzeno e tolueno.