Jarbas Vasconcelos critica aumento da cota de importação de etanol dos EUA

Jarbas Vasconcelos critica aumento da cota de importação de etanol dos EUA

O senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) criticou nesta quarta (25) a decisão do governo federal que autorizou, por decreto, a importação de etanol de milho dos Estados Unidos, isento de tarifas. Classificou a medida de “insensível e irresponsável” e reclamou que prejudica a economia de vários estados produtores de cana-de-açúcar, principalmente o seu, Pernambuco.

De acordo com o senador, a decisão do governo é equivocada e injusta com os produtores e com os trabalhadores do setor sucroalcooleiro da região Nordeste e trará “enormes” prejuízos econômicos e sociais.

[sc name=”adrotate”]

Jarbas afirmou ainda que o governo brasileiro permitiu a entrada de 750 milhões de litros de etanol. Tal medida leva a uma concorrência desleal com os produtores brasileiros, que nos últimos anos investiram em modernização, melhorando a competitividade, tornando-se referência em eficiência produtiva, declarou.

“Atualmente, são cerca de 60 usinas que empregam diretamente 300 mil trabalhadores e produzem mais de dois bilhões de litros de etanol por ano. É essa produção e são esses empregos que estão agora ameaçados por conta da decisão de privilegiar a importação ao invés de fortalecer a nossa economia “, defendeu.

No início do mês, o governo Bolsonaro ampliou de 600 milhões para 750 milhões a cota de importação de etanol sem incidência de imposto de importação de 20%.

Na época, Donald Trump comemorou.

“O Brasil permitirá que mais etanol americano entre no país sem tarifas, uma decisão que as usinas brasileiras estão comemorando. A reação aparentemente contra intuitiva deriva do tom das negociações em andamento entre a nação sul-americana e os EUA por um acordo comercial”, publicou no Twitter.

Fonte: Agência Senado

[sc name=”news-transicao”]

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias