COMECE SEU DIA
APRESENTADA POR
Entre em contato
[email protected]
Você vai ver aqui: países ricos trabalham para impor um teto ao petróleo russo e impedir que ganhos de Putin com a crise provocada pela sua guerra contra a Ucrânia; por aqui, a situação do abastecimento de diesel e política: o que pensam os agentes sobre o PL do Livre Acesso?
EUA ameaçam endurecer aplicação de sanções Compradores de petróleo russo e que dependem de empresas ocidentais, ao alcance do Departamento do Tesouro, podem sofrer penalidades por descumprimento do teto de preço proposto pelos países do G7, tão logo a medida entre em vigor. FT
— O G7 pretende impedir que empresas ao alcance das maiores economias do mundo se recusem a contratar seguros, finanças, corretagem, navegação e outros serviços para cargas de petróleo com preços acima de um teto em discussão. Reuters
Um risco é a reação de Vladimir Putin desequilibrar ainda mais o mercado O líder russo já ameaça interromper o fornecimento de combustíveis, em resposta à imposição do teto do G7, “uma estupidez”, como classificou na semana passada.
— A Rússia já usa os cortes de suprimento de gás natural como arma para punir os rivais europeus pelas sanções, às vésperas do inverno no Hemisfério Norte, o que levará ao aumento do consumo de combustíveis líquidos — diesel e GLP. Europa recorre até mesmo a estoques de cargas de GNL, em navios ancorados na costa.
Por aqui, o IBP (produtores e distribuidoras) calcula que o período de maior aperto se dará em outubro, com déficit de 32 mil m³, para um consumo de 3,389 milhões de m³ de diesel S10, que deve representar mais de 60% da demanda este ano — já supera o S500 desde 2020.
— A situação voltará a ficar mais confortável em dezembro, segundo análise do IBP, entidade que descarta até o momento um risco de grave desabastecimento, dados os estoques existentes.
Os preços do diesel da Petrobras (mais de 80% do suprimento nacional) são os mesmos desde 12 de agosto.
— Abicom (importadores) calcula que no fechamento do mercado na sexta (9/9), o diesel estava 10 centavos acima da paridade internacional, na média, variando de -8 centavos (menor que os preços externos) a 18 centavos (maior que o externo) a depender do porto.
Viu na epbr?
- Diesel pressiona preços do frete rodoviário
- E se faltar diesel no Brasil? Saiba em que estados os riscos são maiores
Os futuros do Brent em alta perto de 1%, negociados acima dos US$ 93 por barril nesta segunda (12/9). Disparou na sexta (9/9), com alta de 4%, com o enfraquecimento do dólar. Após sessões seguidas de baixa, investidores buscaram proteção na commodity. Estadão
O PL do Livre Acesso — proposto pelo governo federal com a promessa de desverticalização do downstream — divide o setor de distribuição de combustíveis.
— Com a Transpetro e a relação com sua controladora, a Petrobras, na mira do governo, o projeto causa preocupações com interferência indevida no setor, ao mesmo tempo em que têm apoio de empresas de atuação regional. Entenda quem é quem
Potigás busca fornecedor para suprimento imediato Chamada pública aberta na sexta (9/9) tenta comprar 85 mil m³/dia de gás natural, na modalidade firme, sendo 61 mil m³/dia imediatos e 24 mil m³/dia para janeiro de 2023. Contratos de cinco anos — veja os detalhes.
- Opinião | A gratidão é a virtude da posteridade Imensa reserva de hidrocarbonetos encontrada na Bacia de Sergipe e Alagoas tem potencial de um ‘novo pré-sal’, escreve Marcelo Menezes
Siderurgia A ArcelorMittal Tubarão contratou 250 mil m³/dia de gás natural com a ES Gás, para o Alto-Forno 3 da planta do Espírito Santo. “A nossa expectativa, agora, é adaptarmos os dois outros equipamentos para, assim que possível, também fazerem a transição energética”, afirmou Jorge Oliveira, CEO da ArcelorMittal Aço Planos América do Sul.
— Os três altos-fornos são responsáveis pela produção de 7,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano, segundo a empresa. A ArcelorMittal Tubarão tem potencial para consumir 1,5 milhão de m³/dia de gás natural.
Fertilizantes A Cibra Fertilizantes pretende instalar uma fábrica de fertilizantes em São Luís (MA), a 10 km do porto de Itaqui. Projeta capacidade para 500 mil toneladas anuais à base de nitrogenados, fosfatados e potássicos — NPK, a partir de dezembro de 2023. Localização escolhida para atender a demanda agrícola do Matopiba. Valor
Por e-mail, você recebe também a agenda pública das autoridades do setor de energia