Construção de refinaria e fábrica de lubrificantes no Espírito Santo pode atrair R$ 2 bilhões

Petrobras 16/10/2012
REPAR - Refinaria Presidente Getúlio Vargas / Araucária - PR
Unidade de Coque
Petrobras 16/10/2012 REPAR - Refinaria Presidente Getúlio Vargas / Araucária - PR Unidade de Coque

A Oil Group e a EnP assinaram nesta sexta (29) um acordo para desenvolver o projeto de construção da Refinaria Espírito Santo (RefinES) e da Fábrica Capixaba de Lubrificantes e Asfalto (LubCap). A expectativa das empresas é que as obras captem investimento na ordem de R$ 2 bilhões para os dois projetos.

As empresas esperam que os estudos de viabilidade e licenciamento ocorram até o final do ano que vem, com as obras estimadas para começarem em 2022. As cidades que receberão os empreendimentos serão definidas posteriormente.

A RefinES terá capacidade inicial de 30 mil barris por dia, com refino de gasolina, diesel, óleo diesel marítimo e óleo combustível – a empresa trabalha com projetos modulares, que podem ser expandidos futuramente. A LupCap é pensada para produzir, inicialmente, mil barris por dia de lubrificantes e 500 toneladas por dia de asfalto, com possibilidade de aproveitamento do petróleo pesado produzido em terra no Espírito Santo.

[sc name=”adrotate” ]

“Pelas condições privilegiadas do Espírito Santo, como localização estratégica, ambiente de negócios nota A e a combinação de produção terrestre e marítima de diferentes tipos de óleo, o estado foi escolhido para esses dois empreendimentos”, explicou o CEO da EnP, Márcio Felix.

O acordo foi assinado em cerimônia por videoconferência e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento do ES, Marcos Navarro.

Esta semana, a Oil Group assinou um acordo para desenvolver uma refinaria de 20 mil barris por dia de capacidade no Porto do Açu, no Rio de Janeiro. Os planos da companhia para o Sudeste e Nordeste são investir em plantas maiores, expansíveis – no Açu, projeto contempla uma expansão para 50 mil barris/dia. Em outra frente, no Nordeste e Centro-Oeste, a companhia vê oportunidade para minirefinarias.

[sc name=”newsletter” ]

No próximo dia 2 de junho, Márcio Félix, Rodrigo Leão e Fernando Sarti participam de um debate sobre a verticalização do setor de óleo, ao vivo, no Youtube.

Será o segundo webinar da série Impactos da Covid-19 no Setor de Óleo e Gás, promovido pelo Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), com produção da agência epbr.

[sc name=”youtube” id=”zS72bJeJWxU”]

[sc name=”adrotate” ]