Diesel verde em navios

Wilson Sons e efen realizam primeiro abastecimento de navio com diesel verde no Brasil

Diesel verde foi importado pela efen para testes nos rebocadores da Wilson Sons, que operam no Porto do Açu

Rebocador da Wilson Sons abastecido com HVO da efen no terminal da Vast, no Porto do Açu | Foto: Divulgação
Rebocador da Wilson Sons abastecido com HVO da efen no terminal da Vast, no Porto do Açu | Foto: Divulgação

A efen e a Wilson Sons anunciaram nesta quinta (10/4) que realizaram o primeiro abastecimento de uma embarcação com diesel verde (HVO) no Brasil. A operação de movimentação do combustível foi realizada no Terminal de Líquidos do Açu (TLA), da Vast Infraestrutura, no final de março.

Segundo as empresas, é o primeiro teste de HVO em embarcações no país, que recebeu em fevereiro deste ano a anuência da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

O combustível foi importado pela efen para testes nos rebocadores da Wilson Sons, que operam no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), em substituição ao óleo diesel marítimo.

“Este é um grande marco para a efen e todas as empresas envolvidas, sendo um passo relevante para a descarbonização no setor marítimo e portuário em âmbito nacional. Abastecemos os primeiros metros cúbicos de HVO e a expectativa é, em breve, de ampliar o fornecimento a outras embarcações de diferentes portes no Porto do Açu”, explica Rafael Pinheiro, CEO da efen.

O estudo com o diesel verde no Açu prevê análises de eficiência, de efeitos nos processos de manutenção e redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Considerando o ciclo de vida completo do diesel verde, o produto pode levar a uma redução de mais de 80% as emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2eq) quando substitui seu equivalente fóssil.

A expectativa da Wilson Sons é que iniciativa ajude no cumprimento das metas de descarbonização da frota que conta com mais de 80 embarcações.

“Acreditamos que o uso do HVO, um combustível 100% compatível com os motores da nossa frota, representa um passo significativo em nossa jornada de redução de emissões”, afirma Marcio Castro, diretor executivo da Wilson Sons.

Já a Vast, de olho nesse novo mercado, está investindo em infraestrutura para combustíveis sustentáveis no TLA do Açu.

“A expectativa é ampliar o TLA, com futura construção de tanques para realizar a armazenagem e adição de biocomponentes aos combustíveis marítimos e capturar volumes de líquidos que hoje ainda não estão previstos no Terminal”, conta Eduardo Goulart, diretor Comercial da Vast Infraestrutura.

“Nosso plano é de que nos próximos anos a Vast tenha um hub operando uma gama diversificada de líquidos, como combustíveis claros, lubrificantes, etanol e químicos”, projeta.

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