Biocombustíveis

Vibra inicia abastecimento com mistura de biodiesel e HVO em caminhões no aeroporto de Guarulhos

Caminhões da BR Aviation no Aeroporto do Galeão (RJ) também já recebem mistura

Guarulhos é o segundo aeroporto em que o abastecimento a Diesel Renovável HVO é implementado.
 (Foto: Divulgação/BR Aviation)
Guarulhos é o segundo aeroporto em que o abastecimento a Diesel Renovável HVO é implementado. (Foto: Divulgação/BR Aviation)

LYON – A Vibra anunciou, nesta terça-feira (21/1), que começou a abastecer os caminhões da BR Aviation no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (SP), com uma mistura que contém 10% de diesel renovável HVO (sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado). A mistura combustível tem, ainda, 14% de biodiesel, além do diesel derivado de petróleo.

É o segundo aeroporto em que esse abastecimento é implementado. Desde dezembro de 2022, os caminhões da BR Aviation no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro (RJ), também recebem o diesel verde.

O HVO é produzido por meio do processamento de matérias-primas renováveis como óleo vegetal e gordura animal e pode ser usado sem necessidade de adaptações nos equipamentos de armazenagem e motores.

A empresa estima que a utilização do diesel verde no aeroporto paulista vai levar a uma redução equivalente a aproximadamente 80 toneladas de CO2 por ano em emissões, o que corresponde a uma queda de cerca de 90% das emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel derivado do petróleo.

A iniciativa faz parte do compromisso da Vibra de zerar até 2025 as emissões de escopo 1 e 2.

“Com essa alternativa, nossos clientes podem implementar metas graduais de descarbonização de suas operações, sem necessidade de adaptações nos motores diesel convencionais.”, afirma o vice-presidente executivo de Comercial B2B e Aviação da Vibra, Juliano Prado.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias