Total estreia seu combustível de aviação sustentável em voo da Air France

Petroleira francesa Total estreou esta semana o seu combustível sustentável de aviação
Imagem de Christophe SELLIES por Pixabay

Um mês após anunciar o início da produção de combustível de aviação sustentável (SAF) na sua  biorrefinaria La Mède, no sul da França, a petroleira Total estreou esta semana o seu biocombustível.

O voo 342 da Air France-KLM decolou, na terça (18), do aeroporto de Paris, Charles de Gaulle, com destino a Montreal, abastecido com 16% de SAF totalmente produzido no país. O modelo de aeronave utilizado foi um A350 da Airbus.

A mistura propiciou a redução de 20 toneladas de emissões de CO2, segundo a certificadora independente International Sustainability & Carbon Certification System.

O SAF da Total é completamente produzido a partir de resíduos, com reciclagem de óleo de cozinha.

“O desenvolvimento de biocombustíveis faz parte da estratégia de energia ampla da Total para descarbonizar a indústria de transporte”, disse Patrick Pouyanné, CEO da Total.

A companhia espera converter mais uma de suas refinarias, próxima a Paris, em outra unidade produtora de SAF até 2024.

“Continuamos a adaptar nossas instalações industriais para nos prepararmos para a crescente demanda da indústria de aviação na próxima década”, declarou Pouyanné.

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Green Deal

A introdução gradual do biocombustível é parte dos esforços das empresas europeias para reduzir significativamente as emissões de CO2 do transporte aéreo, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O Green Deal europeu prevê o aumento gradual de 2% de SAF na mistura de combustível de aviação até 2025 e 5% até 2030.

Já a legislação francesa exige que as aeronaves usem pelo menos 1% até 2022 para todos os voos com origem na França.

Para o CEO da Air France-KLM, o país tem a oportunidade de se tornar líder na produção e uso de combustíveis sustentáveis.

“Junto com a renovação de nossa frota, os combustíveis de aviação sustentáveis ​​constituem nossa principal alavanca a médio prazo para reduzir pela metade as nossas emissões de CO2 por passageiro/km até 2030”, afirmou.

“Apoiar o surgimento de um setor de biocombustíveis para aviação na França economicamente viável para todas as partes envolvidas é uma prioridade estratégica para o país e o grupo”, concluiu.

A Air France-KLM é pioneira em testar combustíveis sustentáveis ​​para aviação.

A KLM fez seu primeiro voo com SAF em 2009. Desde então, o grupo já realizou 78 voos usando 10% de SAF em combinação com o querosene fóssil, em colaboração com uma afiliada da Total.

A Airbus, maior fabricante de aviões do mundo, também vem realizando uma série de testes que possibilitem às aeronaves voar com 100% de SAF nas próximas décadas.

Guillaume Faury, CEO da fabricante, acredita que a introdução gradual de combustíveis sustentáveis ​​são uma grande alavanca para alcançar os objetivos de descarbonização do setor de aviação.

“É necessária uma ação coordenada de todas as partes interessadas para aumentar a participação desses combustíveis sustentáveis, que podem ser usados ​​hoje em até 50% de nossas aeronaves, sem qualquer modificação ou impacto operacional, reduzindo assim sua pegada ambiental”, afirmou Faury.

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