Biocombustíveis

Qatar Airways compra 25 milhões de galões de SAF para voos na Califórnia

Companhia aérea quer implementar o combustível sustentável de aviação comercialmente, com meta de 10% de mistura no querosene convencional até 2030

Qatar Airways compra 25 milhões de galões de combustível sustentável de aviação para voos na Califórnia. Na imagem: avião da Qatar Airways durante vôo (Foto: Qatar Airways/Divulgação)
Empresa de transporte aéreo Qatar Airways vai adquirir, por ano, cinco milhões de galões de SAF puro (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA — A Qatar Airways fechou acordo com a Gevo para a aquisição de 25 milhões de galões de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) ao longo dos próximos cinco anos, com previsão de abastecimento nos aeroportos da Califórnia a partir de 2028.

A empresa de transporte aéreo vai adquirir, por ano, cinco milhões de galões de SAF puro da Gevo para serem misturados com combustível convencional em voos na Califórnia . O produto tem certificação da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao).

O acordo é parte de um compromisso da aliança global oneworld, em que companhias aéreas pretendem adquirir 200 milhões de galões do SAF produzido pela Gevo nos Estados Unidos. 

Além disso, a aliança tem meta de alcançar 10% de substituição do combustível convencional por SAF até 2030, como estratégia para chegar a emissões líquidas zero até 2050.

O produto feito a partir de resíduos, óleos vegetais e biomassa, entre outras fontes não-fósseis, está no topo da lista de ações para descarbonizar o setor. Quando comparado com o querosene de petróleo, o SAF reduz as emissões de dióxido de carbono (CO2) em até 85%.

Para a Qatar Airways, a iniciativa pode estimular o uso do combustível sustentável a nível comercial. A companhia é a primeira empresa aérea da região do Oriente Médio e África a firmar um acordo de compra internacional do tipo.

“A descarbonização da aviação requer uma incorporação gradual de combustíveis com baixo teor de carbono e sustentáveis, e estamos orgulhosos de colaborar neste esforço global para um futuro melhor”, afirmou o CEO da companhia, Akbar Al Baker.

Roteiro para SAF nos EUA

No final de setembro, o Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE, em inglês) lançou um roteiro de SAF com o detalhamento das etapas para atender 100% da demanda de combustível de aviação doméstica com combustível sustentável até 2050.

O SAF é uma das estratégias da gestão de Joe Biden para alcançar emissões líquidas zero em toda a economia até 2050 e está no pacote que destina US$ 369 bilhões para apoiar a transição energética do país.

A aviação comercial dos EUA atualmente consome aproximadamente 10% de toda a energia de transporte e contribui com 2% das emissões de CO2 nacionais.

A ambição do governo é ter 3 bilhões de galões de SAF com custo competitivo disponível para os operadores de aeronaves até 2030. Para isso, está trabalhando com toda a cadeia — desde produtores até companhias aéreas.

Até 2030, as companhias aéreas estadunidenses planejam substituir 10% do combustível convencional por SAF.

Além de apoiar o mercado nacional, o roteiro é uma forma de posicionar os EUA como exportador de tecnologia e do próprio SAF.

Nos Diálogos da Transição 2022, discutimos como o Brasil se prepara para iniciar a produção e se inserir no mercado global de BioQAV e quais os desafios regulatórios e econômicos para que a produção e utilização do biocombustível sejam viáveis no país. Reveja na íntegra!