Biodiesel na COP30

Produtores querem levar biodiesel para ônibus e geradores da COP30

As propostas incluem viabilizar o uso de 100% de biodiesel (B100) em geradores e B25 no transporte público

Conteúdo Especial

Veículos a etanol e biodiesel durante o evento "Combustível do Futuro chegou — E30 e B15", na sede do MME, em 25 de junho de 2025 (Foto Ricardo Botelho/MME)
Veículos a etanol e biodiesel durante o evento "Combustível do Futuro chegou — E30 e B15", na sede do MME (Foto Ricardo Botelho/MME)

BRASÍLIA — Produtores de biodiesel querem aproveitar a COP30 para divulgar o biocombustível como solução de baixo carbono no abastecimento de veículos e geração de energia elétrica.

Na última sexta (8/8), a Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio) e três associações do setor — Aprobio, Abiove e Ubrabio — entregaram um documento ao Enviado Especial para a Agricultura, Roberto Rodrigues, oferecendo o combustível renovável.

As propostas incluem viabilizar o uso de 100% de biodiesel (B100) em geradores estacionários durante a cúpula climática marcada para novembro, em Belém (PA).

Além de propor a mistura 25% (B25) para abastecer a frota de transporte coletivo durante a organização, realização e desmonte do evento.

“A participação na COP30 é uma oportunidade concreta de demonstrar ao mundo o potencial brasileiro em produção de biodiesel, reiterando seu compromisso de fomentar a integração de setores comprometidos com um futuro de baixo carbono”, diz a FPBio, em nota.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias