Biodiesel na navegação

Petrobras vende bunker com biodiesel em Cingapura pela 1ª vez

A operação envolve a comercialização de combustível com 24% de biodiesel (B24), produzido com óleo de cozinha usado

Cláudio Schlosser, diretor executivo de Logistica, Comercialização e Mercados da Petrobras, em entrevista ao estúdio eixos durante a ROG.e no Rio, em 24/9/2024 (Foto Vitor Curi/eixos)
O estúdio eixos recebe Cláudio Schlosser, diretor executivo de Logistica, Comercialização e Mercados da Petrobras, na Rio Oil & Gas & Energy (ROG.e) 2024 | Foto Vitor Curi/eixos

A Petrobras fez, no início de fevereiro, a sua primeira venda de VLSFO (Very Low Sulfur Fuel Oil, em inglês) com 24% de biodiesel (B24) no mercado asiático de bunker, informou a estatal. A comercialização foi realizada com a empresa Golden Island, fornecedora de bunker licenciada em Cingapura. A entrega do combustível será realizada ainda durante o mês de fevereiro.

O produto foi formulado através de uma mistura de 76% de óleo combustível mineral, com origem predominantemente das refinarias da Petrobras; e 24% de Ucome, biocombustível originado do processamento de óleo de cozinha usado (UCO), comprado localmente.

“A comercialização de VLSFO com 24% de biodiesel no mercado asiático está alinhada com a estratégia da Petrobras de desenvolver novos produtos em direção a um mercado de baixo carbono, inovando para gerar valor para o negócio, e viabilizando soluções em novas energias e descarbonização”, disse em nota o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser.

Segundo a estatal, a Petrobras Singapore possui a certificação ISCC EU, que garante que seu produto atende aos rigorosos critérios de sustentabilidade que acompanham a cadeia logística do biocombustível envolvida no processo.

Para a formulação, a Petrobras usou as instalações do terminal Jurong Port Universal Terminal, onde possui contrato de arrendamento de tanques de óleo combustível e B24.

A operação de abastecimento de bunker com biodiesel segue o mesmo protocolo operacional adotado para o bunker 100% mineral, majoritariamente através do uso de embarcações menores, onde o carregamento do produto ocorre no terminal e a entrega é feita no navio consumidor.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias