Biodiesel puro

Petrobras é autorizada a testar B100 na UTE Canoas

Autorização permite a utilização de até 150 mil litros por mês até 9 de dezembro de 2026

Petrobras é autorizada a testar B100 na UTE Canoas

A Petrobras obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para testar biodiesel puro (B100) na Usina Termelétrica Canoas, no Rio Grande do Sul.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7/1).

A autorização permite a utilização de até 150 mil litros por mês até 9 de dezembro de 2026, e proíbe o uso comercial do biocombustível. A UTE Canoas tem capacidade instalada de 249 MW.

A Petrobras já havia testado, de agosto a dezembro do ano passado, a utilização de B100 na Usina Termelétrica do Ceará, a Termoceará. A autorização permitia até 55 mil litros por mês.

A Termoceará tem 220 MW de capacidade instalada e opera com gás natural e óleo diesel.

De olho no LRCAP

O Ministério de Minas e Energia (MME) incluiu térmicas a biodiesel em um dos certames do Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP), que será realizado em março de 2026.

O primeiro leilão, marcado para 18 de março, é para ampliação de usinas hidrelétricas e termelétricas existentes a gás natural e carvão mineral, além de usinas novas a gás. Os projetos precisam entrar em operação entre 2026 e 2031. Confira a portaria aqui.

O segundo, em 20 de março, é destinado a térmicas existentes a óleo combustível, óleo diesel e biodiesel, com início em 2026, 2027 e 2030. Confira a portaria aqui.

As térmicas a biodiesel tinham sido excluídas na consulta pública e voltaram após pleito de organizações do setor.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias