Biocombustíveis

Navio porta-contêineres a metanol começará a operar rota Ásia-Europa em fevereiro

Embarcação tem capacidade nominal de 16 mil TEUs e é equipada com motor bicombustível

Maersk vai implantar primeiro navio de grande capacidade movido a metanol em rota comercial entre Ásia e Europa (Foto: Divulgação)
Primeiro dos 18 navios de grande capacidade movidos a metanol da Maersk entrará em operação na rota comercial AE7 (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA — A Maersk anunciou nesta quinta (7/12) que o primeiro dos seus 18 navios de grande capacidade movidos a metanol entrará em operação na rota comercial AE7, que conecta a Ásia e a Europa, em 9 de fevereiro de 2024.

O navio porta-contêineres fará escalas em Xangai (China), Tanjung Pelepas (Malásia), Colombo  (Sri Lanka) e Hamburgo (Alemanha), tendo Ningbo, na China, como primeiro destino.

Construída pela Hyundai Heavy Industries (HHI), na Coreia do Sul, a embarcação tem capacidade nominal de 16 mil contêineres (TEUs) e é equipada com motor bicombustível, que permite operar com metanol, além de biodiesel e combustível convencional.

Esta iniciativa faz parte da agenda da companhia para a sua meta global de ser net zero até 2040, em todos os seus negócios, a partir do estabelecimento de metas de curto prazo, até 2030.

Para tanto, a Maersk afirma que garantiu metanol verde suficiente para cobrir a viagem inaugural da embarcação e continua a firmar acordos para desenvolver soluções de abastecimento 2024-25 para a sua frota de navios habilitados para metanol.

Segundo Karsten Kildahl, CCO da Maersk, novos navios movidos a metanol serão introduzidos às rotas comerciais da empresa de logística em 2024.

Antes de entrar em operação, o navio será ”batizado” oficialmente, no final de janeiro de 2024.

Os próximos dois navios irmãos serão incorporados à frota da Maersk no primeiro semestre de 2024 e seus eventos de batismo ocorrerão em Yokohama, no Japão, e Los Angeles, nos EUA. A Maersk espera receber mais quatro navios bicombustíveis no segundo semestre de 2024.

No momento da entrada em operação da embarcação, ela se tornará o segundo navio porta-contêineres do mundo capaz de navegar com metanol verde. O primeiro foi o navio alimentador Laura Maersk, que entrou em operação em setembro deste ano.