BELO HORIZONTE — O Ministério de Minas e Energia (MME) abriu uma chamada para representantes da sociedade civil ligados ao setor de biocombustíveis apresentarem candidaturas para o Conselho Consultivo da Indústria (IAB, do inglês Industry Advisory Board), da Aliança Global pelos Biocombustíveis (GBA — Global Biofuels Alliance).
A GBA é uma iniciativa internacional que visa a promoção da cooperação entre países, organizações internacionais e o setor privado, a fim de ampliar a produção e o uso de combustíveis ecologicamente corretos para a transição energética.
Segundo o MME, o convite tem como objetivo garantir a participação nacional na plataforma do IAB. O objetivo do conselho é que representantes da indústria compartilhem os principais desafios enfrentados pelo setor e apresentem potenciais soluções para o aumento da produção e do uso de biocombustíveis.
A plataforma assessora o Alliance Board, órgão superior da GBA. O IAB será liderado por um presidente e um vice-presidente, com mandato de três anos. Eles serão eleitos pelos próprios representantes do conselho e devem ser aprovados pelo conselho.
Além disso, o IAB deverá apresentar, periodicamente, recomendações ao Comitê Executivo da Aliança e ao Alliance Board, apoiando os objetivos da GBA, assim como as atividades de advocacy da instituição. O IAB deverá se reunir pelo menos uma vez por trimestre.
Os interessados em participar deverão enviar as candidaturas, em inglês, para o Secretariado da GBA pelo e-mail [email protected], com cópia para [email protected] e [email protected].