Biodiesel a bordo

Citrosuco inicia abastecimento de navio com biodiesel

Produtora de sucos anuncia primeira viagem de longo curso da sua frota de navios com blend de biodiesel (B24)

Citrosuco inicia abastecimento de navio com biodiesel (Foto: Divulgação Citrosuco)
MV Carlos Fischer é o primeiro navio da Citrosuco a utilizar biodiesel (Foto: Divulgação Citrosuco)

A produtora de sucos e ingredientes de laranja Citrosuco anunciou nesta terça (26/8) a primeira viagem de longo curso da sua frota de navios com uma mistura de 24% de biodiesel no combustível marítimo (B24).

O B24 abasteceu um navio MV Carlos Fischer, que passou por atualizações técnicas recentemente em Tuzla, na Turquia. Com 205 metros de comprimento e 32 metros de largura, a embarcação tem capacidade para 32 mil toneladas de suco de laranja.

Segundo a companhia, o navio atracou no porto de Santos (SP), após o período na Turquia, trazendo consigo as primeiras 500 toneladas de B24 a bordo dos tanques de combustível para iniciar a sua próxima viagem com destino aos Estados Unidos.

A expectativa é que o blend de 24% de biodiesel reduza em até 20% as emissões das viagens, considerando todo o ciclo de vida do combustível.

O uso do biocombustível também está em conformidade com as normas internacionais de navegação, como IMO 2030 e 2050, CII (Carbon Intensity Indicator) e EEXI (Energy Efficiency Existing Ship Index), afirma a Citrosuco.

“Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a descarbonização do setor marítimo alinhado ao SBTI – Science Based Target Initiative –, conectando metas ambientais internacionais aos objetivos ESG da Citrosuco, que visa reduzir as emissões de carbono em 28% até 2030 nos escopos 1 e 2”, conta Karen Lopes, gerente geral de Operações Marítimas e Terminais da Citrosuco.

Após a viagem inaugural, a companhia planeja ampliar gradualmente a adoção do biocombustível nas demais embarcações da frota – composta por 5 navios dedicados e 1 charter.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias