A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) anunciaram na quarta (26/3) uma parceria para incentivar o uso de combustíveis sustentáveis para aviação (SAF, em inglês).
A assinatura do acordo de cooperação técnica com foco na sustentabilidade ocorreu no final de fevereiro. O objetivo, segundo a Anac, é facilitar a troca de informações sobre produção, tecnologias e redução de emissões relacionadas ao SAF.
O memorando de entendimento (MoU) permite o compartilhamento de dados sobre matérias-primas, processos de conversão e resultados na diminuição de carbono, afirmam as agências. A parceria também prevê iniciativas para atrair investimentos e promover capacitação técnica no setor.
O acordo ocorre em meio aos esforços globais para descarbonizar a aviação. O setor é signatário de um acordo, na Organização da Aviação Civil Internacional (Icao, em inglês), que prevê a manutenção das emissões de CO₂ da aviação internacional nos níveis de 2020.
E busca consolidar o país como produtor de combustíveis de aviação sustentáveis, disse a Anac em nota.
Na assinatura, que ocorreu durante a 18ª Reunião de Autoridades de Aviação Civil da América Latina (RAAC/18), em São Paulo (SP), estavam presentes o diretor-presidente substituto, Roberto Honorato, e o Assessor Internacional da Anac, Marcelo Lima, bem como do vice-chefe da Delegação Europeia no Brasil, Jean-Pierre Bou.