Rota verde para aviação

Be8 e Sumitomo fecham acordo para distribuição de SAF para a Europa

Acordo prevê comercialização de SAF produzido pela Omega Green para o Norte da Europa a partir de 2029

Conteúdo Especial

Executivos da Be8 e da Sumitomo fecham acordo para distribuição de SAF na Europa (Foto Eliezer Wanzeler/Divulgação)
Executivos da Be8 e da Sumitomo fecham acordo para distribuição de SAF na Europa (Foto Eliezer Wanzeler/Divulgação)

BELÉM — A Sumitomo Corporation do Brasil, subsidiária do conglomerado japonês Sumitomo Corporation, e a produtora brasileira de biocombustíveis Be8 anunciaram nesta quinta (13/11) um Acordo de Desenvolvimento Conjunto (JDA, em inglês) para a distribuição de combustível sustentável de aviação (SAF) na Europa.

O anúncio ocorreu durante a COP30, em Belém (PA).

As empresas irão avaliar dois modelos de negócios: o fornecimento de SAF da unidade Omega Green da Be8, atualmente em desenvolvimento no Paraguai, para o Norte da Europa, e o desenvolvimento conjunto de infraestrutura de distribuição (downstream) de combustível de aviação naquela região, com o objetivo de entregar uma solução completa ao cliente final.

O mandato europeu para SAF começou em janeiro deste ano com 2% e está previsto para aumentar para 6% até 2030.

A nova cadeia de valor a ser construída conjuntamente pelas duas empresas deverá iniciar em 2029, coincidindo com o início das operações da nova biorrefinaria da Be8.

“Escalar o SAF é um desafio e uma oportunidade global que exigirá empreendedorismo, visão de longo prazo e os parceiros certos”, comenta Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8.

“Uma parte essencial da construção de uma nova cadeia de valor com o SAF é compreender os desafios logísticos envolvidos e essa parceria nos permitirá desenhar uma solução completa”, acrescenta.

O executivo afirma ainda que a produção de SAF pela Omega Green deverá estar entre as mais competitivas do mundo em termos de custo, graças às vantagens estratégicas do ativo e sua localização.

Fornecimento em escala

Takamasa Ueda, diretor sênior e líder da Iniciativa de Inovação Energética da Sumitomo Corporation do Brasil, aponta que o mercado global de aviação exige fornecimento de SAF em escala, especialmente o compatível com os padrões da União Europeia.

“Dada a dimensão da indústria agrícola na América do Sul, há grande potencial para expandir o fornecimento de SAF e atender à crescente demanda global”, observa.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias