Gás Natural

Petrobras, Galp, MGás, MSGás, Sulgás e SCGás contratam capacidade do Gasbol em 2024

Empresas arremataram 20,9 milhões de m³/dia de entrada e 11 milhões de m³/dia de saída no novo processo de oferta da TBG

Instalações e rede de dutos metálicos, na cor dourada, do Gasbol – Gasoduto Bolívia-Brasil (Foto: Divulgação TBG)
Instalações do Gasbol – Gasoduto Bolívia-Brasil (Foto: Divulgação TBG)

RIO – A Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A. (TBG) assina, nesta sexta-feira (29/12), contratos com Petrobras, Galp, MGás, MSGás, Sulgás e SCGás para transporte de gás no regime de entrada e saída no Gasbol entre 2024 e 2028.

Os acordos são resultado das ofertas de capacidade realizadas ao longo de 2023. As empresas contrataram, ao todo, 20,9 milhões de m³/dia de entrada e 11 milhões de m³/dia de saída para 2024, com início dos serviços em 1º de janeiro. Para 2028, o volume contratado foi de 1,7 milhão de m³/dia.

Com isso, o volume já contratado no Gasbol até então corresponde a toda a capacidade de saída disponível em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

O processo de contratação conduzido este ano ocorreu depois de atualizações nas regras pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), que permitiu a oferta da capacidade com aprovação direta da agência, sem necessidade de chamadas públicas.

A concorrência ocorreu por meio do Portal de Oferta de Capacidade (POC).

Segundo a TBG, a atualização tornou o processo de contratação de capacidade mais ágil e similar às ofertas de produtos de curto prazo.

Com as novas regras, as chamadas públicas passaram a ser obrigatórias apenas para ampliação ou construção de novos gasodutos.

Inscreva-se em nossas newsletters

Fique bem-informado sobre energia todos os dias