A Chevron, por meio da subsidiária Chevron New Energies, iniciou a construção de uma planta de produção de hidrogênio verde em Utah, nos Estados Unidos. Segundo reportagem do New York Times, a companhia, em parceria com a Mitsubishi Power Americas, espera estocar o hidrogênio em cavernas de sal, para produção de eletricidade em uma térmica da região.
O projeto, previsto para operar em 2025, é tocado por uma joint venture entre as duas empresas, a Aces Delta, e está concebido para converter e armazenar até 100 toneladas por dia de hidrogênio verde, produzido via eletrólise.
A ideia é que o hidrogênio estocado possa funcionar como uma bateria e, ao ser usado na térmica, possa compensar a intermitência das energias renováveis, que não podem despachar energia 100% do tempo.
A Intermountain Power Agency é a responsável por construir a nova usina térmica que receberá o hidrogênio – com previsão de entrar em operação também em 2025 –, substituindo, assim, a demanda da atual usina a carvão que atende a região. A nova planta vai funcionar com 30% de hidrogênio e o restante de gás natural.
“É uma pequena mudança de paradigma (…) Estamos fabricando hidrogênio como transportador de armazenamento de energia”, disse John Ward, porta-voz da Intermountain Power Agency, ao NYT.
Incentivos ao hidrogênio
O projeto da Chevron foi beneficiado com US$ 504 milhões em créditos do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE), dentro do programa de incentivo ao hidrogênio limpo no país.
Recentemente, os EUA anunciaram os hubs de hidrogênio limpo, que receberão US$ 7 bilhões em incentivos, como previsto na Lei Bipartidária de Infraestruturas. O estado de Utah não está contemplado.
A petroleira também desenvolve junto à Air Liquide, e outras companhias, um estudo conjunto para a produção de hidrogênio e amônia (via eletrólise e gás natural com captura e armazenamento de carbono) ao longo da Costa do Golfo dos EUA.
A instalação pode apoiar a descarbonização industrial e a mobilidade na região, além de permitir a exportação de amônia limpa.
Outra parceria da Chevron envolve a Solar Turbines, da Caterpillar, que pretende produzir motores de turbina alimentados por hidrogênio. A mistura de hidrogênio com combustíveis fósseis poderia ajudar a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.