Empresas

CGX Energy descobre petróleo em águas profundas da Guiana

A empresa canadense teve sucesso no poço pioneiro Wei-1BP1 em águas profundas da Bacia Guiana-Suriname

CGX Energy descobre petróleo em águas profundas da Guiana. Na imagem: Mapa das descobertas de petróleo em águas profundas da Guiana. Crédito: Divulgação/CGX
Mapa das descobertas de petróleo em águas profundas da Guiana. Crédito: Divulgação/CGX

A canadense CGX Energy anunciou esta semana a descoberta de petróleo em águas profundas da Guiana. A companhia, que atua no bloco junto com a Frontera Energy, teve sucesso no poço pioneiro Wei-1, no bloco Corentyne, na Bacia Guiana-Suriname.

O poço pioneiro alcançou 5.834 metros de profundidade, e encontrou 21,64 metros de óleo líquido nos reservatórios secundários alvo no Maastrichtiano e Campaniano. Um poço bypass (Wei-1BP1) foi perfurado a partir de 5.719 metros até a profundidade total (TD) e penetrou os alvos primários Santonian do Poço no complexo ocidental na porção norte do bloco Corentyne.

Após o bypass, os dados coletados pelo Logging While Drilling (LWD) e cortes indicam múltiplas mostras de hidrocarbonetos nos reservatórios alvo primários no intervalo Santoniano.

“Os resultados do poço são encorajadores: a aquisição de dados está em andamento via registro por cabo, MDTs e amostragem de núcleo lateral. Uma atualização sobre os resultados do Poço será fornecida quando a aquisição e avaliação forem finalizadas. Os resultados do Poço são consistentes com as expectativas pré-perfuração. O poço confirmou a avaliação geológica e geofísica da empresa do bloco”, afirmou a companhia em comunicado.

A joint venture revisou suas estimativas totais de custos do Wei-1BP1 para aproximadamente US$ 190-US$ 195 milhões para concluir as corridas de registro, finalizar as operações do poço e liberar a sonda. Os custos adicionais são principalmente devido à perda da ferramenta de amostragem e à perfuração do poço bypass.

A CGX detém uma participação de 32% com a Frontera detendo os restantes 68% de participação do bloco Corentyne, no offshore da Guiana. A CGX é uma empresa canadense de exploração de petróleo e gás focada na exploração de petróleo na Bacia Guiana-Suriname e no desenvolvimento de um porto em águas profundas em Berbice, Guiana.

[jnews_block_29 first_title=”Nessa cobertura” exclude_post=”65151″ include_tag=”1133″]