A Cegás, distribuidora de gás do Ceará, ampliou o contrato com a GNR Fortaleza para elevar de 75 mil m³/dia para 90 m³/dia o fornecimento de biometamo produzido no aterro sanitário de Fortaleza. A Cegás é a primeira distribuidora do país a injetar biogás na rede distribuição de gás natural.
Os novos termos do contrato foram assinados na terça (1º), em cerimônia com o governador Camilo Santana (PT), o secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes, e o presidente da Cegás, Hugo Figueirêdo.
A participação de biogás no total de gás natural distribuído pela Cegás passará de 15% para 17%. A companhia demanda, em média, 0,889 milhão de m³/dia de gás natural, de acordo com dados do Ministério de Minas e Energia de julho.
A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) abriu na segunda (30) uma consulta pública para uma proposta de regulamentação da distribuição de biometano pela rede de gás canalizado do estado.
[sc name=”adrotate”]
“Esse projeto em parceria entre Cegás e GNR Fortaleza é uma inovação no Brasil e agora estamos ampliando a oferta de Gás Natural Renovável no Ceará em 20%. Isso mostra a responsabilidade que o Governo tem com o meio ambiente, reaproveitando esse gás que seria despejado na atmosfera”, citou o governador.
A GNR Fortaleza é uma parceria da Marquise Ambiental com a Ecometano Empreendimentos.
“O gás que antes era despejado na atmosfera agora é reaproveitado na cozinha, nos carros, na indústria. Isso garante uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras”, afirmou José Carlos Pontes, presidente do Grupo Marquise.
A GNR Fortaleza é uma parceria da Marquise Ambiental com a Ecometano Empreendimentos.
Com informações da assessoria de imprensa da Cegás
[sc name=”newsletter”]