Combustíveis e Bioenergia

Bolsonaro quer diesel mais barato e mais dividendos da Petrobras

Governo pressiona estatal a reduzir em pelo menos 5% o preço do combustível, hoje mais caro que a gasolina

Cenário de guerra na Ucrânia e escassez abre espaço para a discussões sobre medidas extraordinárias, emergenciais e temporárias. Na imagem: Frentista abastece tanque de caminhão a diesel em posto de combustíveis (Foto: Divulgação Scania)
Abastecimento de tanque de caminhão a diesel (Foto: Divulgação Scania)

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Editada por André Ramalho
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Você vai ver aqui: Bolsonaro pressiona Petrobras a reduzir preço do diesel, hoje mais caro que a gasolina. E quer que a estatal antecipe dividendos, para cobrir rombo fiscal. Consultoria aponta que dados de estoque de diesel apresentados pelo governo são tecnicamente falhos e minimizam os reais riscos de desabastecimento. Lula promete começar revisão de política de preços da Petrobras pelo GLP. MME abre consulta pública sobre ampliação do mercado livre de energia. E mais. Confira:

Governo quer que Petrobras reduza preço do diesel O presidente Jair Bolsonaro (PL) pressiona a empresa para diminuir em pelo menos 5% o valor que cobra pelo combustível em suas refinarias, de acordo com o blog da jornalista Ana Flor. Alega que os preços do petróleo caíram no mercado internacional nas últimas semanas.

— De acordo com a Abicom, que reúne importadores, o preço do diesel vendido pela estatal estava 29 centavos — cerca de 5% — acima do preço de paridade de importação (PPI) no fechamento do mercado de sexta-feira (22/7). Existe margem para redução — embora, este ano, em meio à alta dos preços internacionais, os preços praticados pela companhia tenham ficado mais tempo abaixo do que acima do PPI.

— O litro do diesel custa, hoje, R$ 7,55, segundo a ANP. É R$ 1,66 mais caro que o litro da gasolina. Após todas as medidas tomadas pelo governo para reduzir a carga tributária dos derivados, o preço do combustível caiu pouco: cerca de 1,7% nas últimas quatro semanas . 

— O vale-caminhoneiro de R$ 1 mil, incluído na PEC das Bondades, pode amenizar o cenário, mas não altera o fato de que o diesel está caro. Em um país que depende de caminhões para transportar suas cargas, qualquer sobressalto no preço desse combustível impacta os fretes e, por consequência, os valores dos produtos. E inflação é o que Bolsonaro não precisa para tentar se reeleger.

— Para reduzir o valor do diesel, Bolsonaro também flexibilizou o RenovaBio, ao adiar em nove meses, via decreto, o prazo para que as distribuidoras comprovem suas metas compulsórias de compra dos créditos de descarbonização (CBIOs). A expectativa é que, com isso, o preço do combustível caia cerca de 10 centavos nas bombas.

E se faltar diesel? Qualquer ajuste no preço do diesel precisa, hoje, ser pensado com cautela, para não impactar as importações num momento em que a escassez do produto no mercado internacional acende o alerta sobre o risco de desabastecimento no 2º semestre. 

— O governo tenta tranquilizar, dizendo que o abastecimento está garantido até o fim do ano. Mas nem todos concordam. Segundo o sócio-diretor da Leggio Consultoria, Marcus D’Elia, a cobertura de estoque atual do país é de 15 dias, e não 50 dias, como informado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Ele diz que os dados apresentados pelo governo são tecnicamente falhos e minimizam os reais riscos de desabastecimento.

— Na avaliação do consultor, a gestão dos riscos deveria ir além do monitoramento de estoques, em si. Ele não acredita numa falta generalizada do combustível, mas defende que o país deveria estar, neste momento, preocupado em definir planos de contingência para evitar casos pontuais de desabastecimento.

Petróleo abre o dia em alta O Brent era negociado a US$ 106,88 (+1,65%)  às 7h20 desta terça-feira (26/7). Ontem, fechou o dia com valorização de 1,89%, a US$ 105,15, impulsionado pelo enfraquecimento do dólar no mercado externo. Valor

Lula quer começar revisão da política de preços pelo gás de cozinha O ex-presidente planeja manter o Auxílio Gás e usar recursos do Tesouro Nacional para subsidiar uma redução de preços por parte da Petrobras. Quer atingir um preço médio de botijão de R$ 70 nos seis primeiros meses de 2023, caso vença as eleições. 

— Segundo o senador Jean Paul Prates (PT/RN), que trabalha na elaboração do plano de governo na área de petróleo e gás, este será o primeiro passo para modificar completamente a política de alinhamento ao PPI. Folha de S. Paulo

— Em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) extinguiu a diferenciação de preços do GLP. Essa diferenciação amparou, por anos, uma política de subsídios pela qual a empresa vendia o P-13 a preços mais baixos que o produto a granel (vendido, sobretudo, para consumidores comerciais e industriais). 

Governo pede mais dividendos às estatais… O governo solicitou que Petrobras, BNDES, Banco do Brasil e Caixa antecipem parte dos dividendos que seriam pagos em 2023. É uma tentativa de reduzir o impacto da PEC das Bondades — que instituiu o estado de emergência e permitirá ao governo desembolsar R$ 41,25 bilhões, principalmente em benefícios sociais, às vésperas das eleições. Folha de S. Paulo

— Com a antecipação do dinheiro, o governo tenta reduzir o déficit fiscal de 2022 e dificulta ainda mais o quadro das finanças públicas do novo governo — seja quem for o presidente da República eleito em outubro.

… Petrobras diz que ainda não tem decisão sobre o assunto A petroleira confirmou que recebeu ofício da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia pedindo antecipação de dividendos. Informou que ainda não há uma decisão sobre nova distribuição em 2022. O conselho de administração da estatal se reúne na quinta (28/7) para analisar o balanço do segundo trimestre e poderá, na ocasião, deliberar sobre o tema.

— A Petrobras já pagou, este ano, R$ 48,5 bilhões em dividendos relativos aos resultados do primeiro trimestre. Cerca de um terço desse valor foi para a União.

— A estatal já vem antecipando, sobretudo desde a gestão de Joaquim Silva e Luna, o pagamento de dividendos por meio de distribuições trimestrais. Fontes ouvidas pelo jornal O Globo ligadas ao comando da Petrobras disseram que uma nova antecipação deve ser aprovada esta semana, na ocasião do anúncio dos resultados do segundo trimestre.

Gazprom reduz oferta de gás para a Alemanha a partir de amanhã A companhia russa justifica a queda pela parada de manutenção de mais uma turbina no gasoduto Nord Stream 1. Com isso, a capacidade de produção diária na estação de compressores russa de Portovaya será reduzida para 33 milhões de m³/dia, ante sua capacidade total de mais de 160 milhões de m³/dia. CNN

MME abre consulta para ampliar mercado livre de energia A Consulta Pública nº 131/2022, aberta por 30 dias, vai discutir proposta que libera todos os consumidores atendidos em alta tensão (igual ou superior a 2,3 kV) a comprar energia elétrica de qualquer supridor, a partir de janeiro de 2024. 

— Extingue, assim, o limite mínimo de carga para migração — atualmente de 1.000 kW, em qualquer tensão, e que cairá para 500 kW em 1º de janeiro de 2023.

Justiça suspende instalação de térmicas flutuantes da Karpowership no RJ As quatro usinas flutuantes a gás natural já estão sendo posicionadas no Porto de Itaguaí. Na decisão, a juíza da 2ª Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro, Georgia Vasconcellos da Cruz, questiona deliberação da Comissão Estadual de Controle Ambiental que dispensou a empresa de apresentar estudos ambientais para obtenção de licenças junto ao Inea.

Geração solar residencial deve dobrar até o fim do ano Segundo a Absolar, a capacidade instalada deve atingir quase 25 GW em prédios e casas. Faz parte da corrida para se enquadrar nos benefícios fiscais que serão extintos com o novo marco regulatório da micro e mini geração distribuída a partir de 2023. O Globo

Ferrari terá usina solar A Enel X assinou acordo para construir uma usina fotovoltaica na sede da fabricante de carros, na Itália. O projeto terá potência máxima total de 1.535 kWp. O sistema, com cerca de 3.800 painéis solares, vai atender parte do consumo da sede da Ferrari, além de permitir que os carros híbridos da empresa e futuros elétricos sejam carregados com energia renovável. Valor

CTG planeja produzir hidrogênio verde no Brasil para exportação O braço brasileiro da China Three Gorges Corporation espera começar a produzir H2V, em escala comercial, no Porto de Suape (PE), em cerca de quatro anos. Antes, a CTG prevê investir R$ 45 milhões, nos próximos três anos na iniciativa TechHub Hidrogênio Verde — lançada ontem, em parceria com o governo de Pernambuco e o Senai — e destinada a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em H2V.

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