Na Arábia Saudita, o presidente Bolsonaro afirmou que o Brasil foi informalmente convidado para entrar na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), segundo informações da agência Bloomberg. “É o primeiro passo para talvez implementar essa política no Brasil”, disse o presidente.
Bolsonaro também afirmou que o Brasil poderia formar uma “grande parceria” com a OPEP, ressaltando que as áreas técnicas do governo ainda precisam ser consultadas. Ele discursou em um conferência para executivos em Riade, capital da Arábia Saudita.
A Arábia Saudita é o maior produtor do grupo, que reúne 16 países, entre eles Venezuela e Equador, na América Latina. Com uma produção de petróleo próxima de 3 milhões de barris/dia, o Brasil estaria entre um dos principais produtores do cartel.
O presidente Jair Bolsonaro encontrou esta semana com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, e anunciou que um fundo público saudita vai investir US$10 bilhões no Brasil. As iniciativas não foram detalhadas.
[sc name=”adrotate”]