Biocombustíveis

Boeing compra 7,5 milhões de litros de SAF para suas operações comerciais

Produzido a partir de resíduos agrícolas não comestíveis, SAF será misturado no percentual de 30% ao combustível fóssil

Produzido a partir de resíduos agrícolas, o SAF será misturado no percentual de 30% ao combustível fóssil usado pela Boeing. Na imagem: Técnico de manutenção de aviação, com colete de segurança amarelo fosforescente, carrega combustível de aviação sustentável no Boeing ecoDemonstrator 2021, com mangueira conectada verticalmente na parte de baixo da aeronave (Foto: Divulgação Boeing)
Técnico de manutenção de aviação carrega combustível de aviação sustentável no Boeing ecoDemonstrator 2021 (Foto: Divulgação Boeing)

A Boeing anunciou esta semana um acordo com a EPIC Fuels para aquisição de dois milhões de galões (7,5 milhões de litros) de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês). Produzido a partir de resíduos agrícolas não comestíveis, o SAF será misturado no percentual de 30% ao combustível de aviação convencional.

Segundo a fabricante de aeronaves, o acordo é a maior aquisição de SAF anunciada por uma empresa de aviação. O combustível vai abastecer as operações de aviões comerciais nos estados de Washington e Carolina do Sul, nos EUA, até 2022.

“O SAF é uma solução segura, comprovada e imediata que ajudará a alcançar o compromisso de longo prazo do nosso setor de emissões líquidas zero de carbono até 2050”, diz Sheila Remes, vice-presidente de Sustentabilidade Ambiental da Boeing.

“Por meio deste acordo, reduziremos nossa pegada de carbono e teremos SAF disponível para entregas aos clientes, bem como para nossas próprias operações”.

Produzido de forma sustentável, o SAF reduz as emissões de CO2 em até 80% ao longo do ciclo de vida do combustível — e há potencial de chegar a 100% no futuro — dizem as companhias aéreas.

Está entre as principais apostas da aviação comercial para atingir as metas do Corsia de crescimento neutro em carbono a partir de 2020, por oferecer o mais imediato e maior potencial para descarbonizar a aviação nos próximos 20 a 30 anos.

Um dos motivos é que ele é um combustível drop-in, isto é, idêntico ao fóssil, o que não requer modificações em aviões, motores ou infraestrutura de abastecimento.

A compra também permitirá um uso mais amplo do SAF nos equipamentos desenvolvidos pela Boeing. A EPIC Fuels fornecerá misturas personalizadas de 50/50% até 100% SAF para o programa Boeing ecoDemonstrator, de aceleração tecnológica.

Atualmente, o SAF está aprovado para uma mistura 50/50 com combustível de aviação convencional para voos comerciais.

Mas a Boeing quer ir além. Há cerca de um ano, anunciou o compromisso de entregar seus aviões comerciais certificados para voar com 100% de SAF até 2030.

Em janeiro do ano passado, a fabricante norte-americana realizou testes de voo substituindo o querosene fóssil por renovável, e se comprometeu a trabalhar com os reguladores para aumentar o limite de mistura permitido.

Três bilhões de galões de combustível sustentável até 2030

O governo de Joe Biden anunciou em setembro de 2021 uma meta de produção de três bilhões de galões de SAF por ano até 2030.

O objetivo é reduzir as emissões da aviação em 20% até o fim da década.

Hoje, a aviação (incluindo todos os voos não militares dentro e partindo dos Estados Unidos) representa 11% das emissões relacionadas ao transporte do país.

Para alcançar a meta, o governo propôs um crédito fiscal para o SAF como parte da agenda Build Back Better.

Este crédito pretende ajudar a reduzir custos e dar escala à produção nacional. Para receber o crédito, é preciso comprovar uma redução de pelo menos 50% nas emissões de gases de efeito estufa no ciclo de vida do combustível. Há também maior incentivo para maiores reduções.