BRASÍLIA — A Boeing anunciou nesta terça (16/4) a compra de 9,4 milhões de galões (35,6 milhões de litros) querosene com blend de combustível sustentável de aviação (SAF, em inglês) para suas operações comerciais nos Estados Unidos em 2024.
É a maior compra anual de SAF da empresa, cerca de 60% acima da compra realizada em 2023. Segundo a fabricante de aeronaves, a iniciativa visa reduzir as emissões de carbono e ajudar a aumentar o fornecimento do produto renovável globalmente.
O blend é composto de 30% de SAF produzido pela Neste e World Energy a partir de resíduos, como gorduras, óleos e graxas, e 70% de combustível de aviação convencional, e será utilizado no programa Boeing ecoDemonstrator e em voos operacionais comerciais da Boeing nos Estados Unidos.
De acordo com Ryan Faucett, vice-presidente de sustentabilidade ambiental da Boeing, cerca de 20% do combustível utilizado pela companhia é uma mistura de SAF e o plano é aumentar esse percentual.
“Também trabalhamos para aumentar sua disponibilidade e acessibilidade aos nossos clientes de companhias aéreas por meio de colaboração, investimento, pesquisa e desenvolvimento de políticas”, afirma.
Redução de emissões da aviação
A aviação civil internacional responde por algo entre 2% a 3% dos gases de efeito estufa na atmosfera e tem um acordo setorial para descarbonizar suas operações – o Corsia, do qual o Brasil é signatário.
Pelo acordo, a partir de 2027, asemissões internacionaisde operadores brasileiros, acima dos níveis observados na média entre 2019 e 2020, deverão ser compensadas com a aquisição de créditos de carbono ou por meio do uso de combustíveis sustentáveis.
O SAF puro pode reduzir as emissões de carbono em até 85% ao longo do ciclo de vida do combustível e oferece o maior potencial da indústria da aviação comercial para reduzir o impacto climático nos próximos 30 anos.
Mas a oferta desse produto ainda é baixa. Em 2023, a produção e consumo foi de 600 milhões de litros (as empresas compraram todo o volume produzido), e para 2024, a previsão da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) é de 1,8 bilhão de litros.
Segundo o anúncio da Boeing, ela receberá 4 milhões de galões de SAF misturado ao QAV de petróleo em seus postos de abastecimento de combustível na região noroeste do Pacífico. A EPIC Fuels, empresa da Signature Aviation, fornecerá 2,5 milhões de galões da Neste, e a Avfuel fornecerá 1,5 milhão de galões de SAF misturado da Neste.
A Boeing também espera alcançar a redução de emissões de CO2 associada a 5,4 milhões de galões de SAF misto por meio do processo contábil de book-and-claim, que permite a aquisição de certificados de SAF para substituir o combustível de aviação convencional. Em vez de disponibilizar o combustível em um ponto de abastecimento da Boeing, os distribuidores vão entregá-lo em aeroportos próximos para uso por companhias aéreas e outras transportadoras.
Por meio de compras book-and-claim da Boeing, a EPIC Fuels fornecerá 3,5 milhões de galões de SAF misto fabricado pela Neste, enquanto a World Fuel Services, empresa da World Kinect, fornecerá 1,9 milhões de galões da World Energy.