O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou o BNDES Florestas Crédito, um programa com R$ 1 bilhão destinado a incentivar investimentos privados no setor florestal, especialmente na restauração de espécies nativas e em práticas de manejo florestal.
O objetivo é promover a recuperação de áreas degradadas, atender ao Código Florestal e fortalecer a bioeconomia.
O programa oferece crédito e garantias para empresas que atuam em iniciativas como manejo florestal sustentável, recuperação de vegetação nativa, concessão de florestas e apoio à cadeia produtiva de produtos madeireiros e não madeireiros.
As condições incluem taxas de juros reduzidas pelo Fundo Clima e a possibilidade de personalizar garantias para cada projeto.
Estudos realizados pelo BNDES identificaram desafios e oportunidades na cadeia de reflorestamento, e o programa busca ampliar o acesso ao crédito para o setor, com a intenção de atrair bancos privados para financiar a restauração florestal no Brasil.
Em 2024, o banco já financiou dois grandes projetos de reflorestamento na Amazônia, com R$ 347 milhões destinados à recuperação de 30 mil hectares.
A iniciativa também apoia a transformação do Arco do Desmatamento em Arco da Restauração, visando restaurar 24 milhões de hectares até 2050, com foco na captura de carbono e conservação da biodiversidade.